Tecnologia

Anatel investiga violação nos sistemas das operadoras

Agência quer saber se houve violação de informações de empresas e cidadãos brasileiros após as denúncias de Snowden


	Manifestantes usam máscaras de Snowden em Brasília: Anatel quer saber se sistema das operadoras foram violados após denúncia do ex-agente da NSA
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Manifestantes usam máscaras de Snowden em Brasília: Anatel quer saber se sistema das operadoras foram violados após denúncia do ex-agente da NSA (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 17h49.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira que está investigando se os sistemas das operadoras de telecomunicações brasileiras foram violados, após as denúncias de espionagem feitas pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos Edward Snowden.

Segundo o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, é obrigação da agência instaurar processo de averiguação para saber se houve violação de informações de empresas e cidadãos brasileiros.

"É obrigação da Anatel, do ponto de vista legal, instaurar um processo de averiguação para verificar se, de fato, os sistemas hoje utilizados pelas operadoras de telecomunicações e toda estrutura foram de alguma forma violados", disse Jarbas, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

De acordo com o vice-presidente da Anatel, a maior parte das empresas questionadas já entregou as informações, e a partir daí, será verificado se haverá alguma necessidade de fixar um procedimento administrativo.

O objetivo da avaliação é determinar se houve violações e onde ocorreram falhas na estrutura. "Empresas que estão sendo avaliadas tem dado retorno. Caso seja necessário, vamos aprofundar", disse Valente.

Já o presidente do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, que representa as empresas, afirmou que as operadoras agiram de acordo com a lei brasileira. "Nenhuma operadora fornece ou facilita informações que possam quebrar o sigilo de seus usuários", disse.

Acompanhe tudo sobre:AnatelEdward SnowdenEspionagemNSATelecomunicações

Mais de Tecnologia

AI Forum Brasil 2025: evento da IBM discute como a IA está redefinindo o mercado

Entidades ligadas ao jornalismo defendem ampliação de investigação sobre sistema de buscas do Google

Apple vai pagar mais por iPhones usados na China em tentativa de aumentar vendas

Bluesky libera verificação com selo azul para usuários “notáveis”