Tecnologia

Anatel investiga bloqueadores de celular em SP

A investigação identificou que grandes escritórios, residências e até uma emissora de televisão estariam utilizando estes aparelhos de forma ilegal e irregular

No estádio do Pacaembu, a Anatel encontrou câmeras para transmitir jogos em alta definição (HD) e que possuíam um equipamento que bloqueava o sinal de celular (SXC.hu)

No estádio do Pacaembu, a Anatel encontrou câmeras para transmitir jogos em alta definição (HD) e que possuíam um equipamento que bloqueava o sinal de celular (SXC.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2011 às 18h30.

São Paulo – Uma investigação realizada pela Anatel para apurar “zonas cegas” na recepção de sinal de celular, levou a agência a encontrar diversos bloqueadores de sinal funcionando de forma irregular na cidade de São Paulo.

A investigação identificou que grandes escritórios, residências e até uma emissora de televisão estariam utilizando estes aparelhos de forma ilegal e irregular. A operação teve início no começo de julho na cidade, após repetidas reclamações de usuários das mesmas regiões.

No estádio do Pacaembu, a Anatel encontrou câmeras para transmitir jogos em alta definição (HD) e que possuíam um equipamento que bloqueava o sinal de celular, pois operavam na mesma faixa de frequência.

Desta forma, quem se encontrava a até 1,6 quilômetro de distância do estádio durante dias de jogos via seu celular não funcionar. A emissora de televisão (que não teve o nome citado pela Anatel) instalou esse bloqueador para evitar interferências durante a transmissão. O mesmo problema foi identificado no estádio Canindé (da Portuguesa) e nos estádios dos clubes Guarani e Ponte Preta, na cidade de Campinas.

A Anatel afirmou que a emissora será multada, porém não confirmou o valor dessa punição. Segundo a agência, somente presídios tem autorização para utilizar este tipo de aparelho. As empresas acusadas, porém, alegam que utilizavam o equipamento para evitar o vazamento de informações sigilosas.

Os bloqueadores utilizados pelos infratores teriam entrado de forma ilegal no país, e por não serem homologados funcionavam de forma completamente irregular, com sinal muito mais potente que o das antenas de celular, o que acabava por “apagar” a recepção das operadoras.

Além do estádio, a Anatel também identificou o uso irregular de bloqueadores em escritórios de advocacia e corretora de valores e residências localizados na região da Avenida Paulista, shopping Eldorado e Iguatemi, locais com alto índice de uso de celulares. A multa para esses infratores já soma mais de R$ 87 mil.

Acompanhe tudo sobre:TelecomunicaçõesServiços diversosAnatel

Mais de Tecnologia

Singapura desbanca a Suíça e lidera o ranking global de talentos em 2025

Escassez de chips de memória deve piorar em 2026, alertam empresas

Uber inicia operação com robotáxis sem motoristas em Abu Dhabi

Drone da Amazon corta fio de internet nos EUA e empresa sofre investigação