Tecnologia

Anatel: greve não prejudica fiscalização de operadoras

Começou a valer ontem (23) a proibição de comercialização de linhas de telefonia celular e internet em alguns estados para TIM, Oi e Claro

Loja da Claro em São Paulo: a liberação das vendas está condicionada à apresentação de um plano de melhorias dos serviços (Antonio Milena/EXAME.com)

Loja da Claro em São Paulo: a liberação das vendas está condicionada à apresentação de um plano de melhorias dos serviços (Antonio Milena/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2012 às 18h44.

Brasília – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá tornar públicos os compromissos de melhoria de qualidade que serão assumidos pelas operadoras de telefonia celular para que os usuários possam acompanhar o cumprimento das medidas. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, os dados serão disponibilizados na internet.

“A Anatel vai fiscalizar, vai colocar na internet, as pessoas vão saber o que vai ser feito de compromisso e como está o cumprimento disso ao longo do tempo”, disse o ministro à Agência Brasil.

Bernardo se reuniu na manhã de hoje (24) com a presidente Dilma Rousseff, que considerou as medidas da Anatel adequadas, mas cobrou o acompanhamento das propostas de melhoria apresentadas pelas empresas. “Não podemos fazer uma medida extrema como essa e não ter resultados. Queremos que o resultado seja sentido”, informou o ministro.

Começou a valer ontem (23) a proibição de comercialização de linhas de telefonia celular e internet em 19 estados para a operadora TIM, cinco estados para a Oi e três para a Claro. A liberação das vendas está condicionada à apresentação de um plano de melhorias dos serviços. Bernardo estima que em 15 dias o governo possa conhecer as soluções que serão implementadas pelas empresas nos próximos meses.

O ministro também tratou com a presidente sobre um decreto que vai estabelecer os critérios para decidir quais canais serão incluídos nos pacotes de TV por assinatura.

Acompanhe tudo sobre:3GAnatelBrasil TelecomClaroEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas italianasEmpresas mexicanasEmpresas portuguesasFiscalizaçãoOiOperadoras de celularServiçosTelecomunicaçõesTelemarTIM

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não