Tecnologia

Analistas alemães detectam falha no sistema operacional Android

Problema no sistema deixa os proprietários de tablets e smartphones mais expostos a ataques digitais

Defeito permite que o hacker "assuma a identidade do usuário para aceder aos serviços pessoais" do Android (Justin Sullivan/Getty Images)

Defeito permite que o hacker "assuma a identidade do usuário para aceder aos serviços pessoais" do Android (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de maio de 2011 às 06h30.

Berlim - Analistas da Universidade de Ulm, no sul da Alemanha, descobriram uma grave falha de segurança no sistema operacional Android, do Google, utilizado por smartphones e tablets, que deixa seus proprietários expostos a ataques virtuais.

O ataque pode ocorrer no momento em que o usuário utilizar um sistema sem fio "w-lan" e permite que o pirata virtual acesse a agenda pessoal, a lista de contatos e as fotografias armazenadas "on-line" pelos proprietários dos aparelhos.

A edição digital do semanário "Der Spiegel" informa nesta quarta-feira que a falha no Android, que poderia afetar 99% de seus usuários, foi descoberta pela equipe "IT-Security" da Universidade de Ulm, dirigida por Bastian Könings.

O defeito permite que o hacker "assuma a identidade do usuário para aceder aos serviços pessoais" do Android e acessar tanto a agenda como a lista de contatos ou outros dados dos usuários.

Könings ressalta na "Spiegel Online" que um ataque assim é muito simples, já que "não é preciso nem ter estudos" e abre as portas até para criminosos que, por exemplo, desejem saber quando alguém estará ausente de sua casa.

A "Spiegel Online" assinala que a Google já foi advertida por Könings há algum tempo, e que atualmente verifica a falha de segurança, embora não tenha concedido declarações sobre o caso à publicação.

Acompanhe tudo sobre:AndroidGoogleHackersIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro