Tecnologia

Anac vai liberar eletrônicos durante pousos e decolagens de aviões

A Anac vai permitir o uso de smartphones e tablets durante todo o voo

aviao (sxc)

aviao (sxc)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 1 de novembro de 2013 às 13h30.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou à INFO que já estuda as determinações da FAA, órgão que regula voos comerciais nos EUA, para permitir o uso de aparelhos eletrônicos durante toda a viagem aérea. Entretanto, ainda não há previsão para a medida entrar em vigor no país.

Na última quinta-feira (31), a FAA anunciou que em breve será possível usar dispositivos móveis durante todos os voos nos Estados Unidos.

"No Brasil, esta expansão no uso de equipamentos eletrônicos a bordo deverá ser promovida pela Anac junto com os operadores. Até que isso seja feito e se possa garantir que esta operação é segura, as restrições atuais devem continuar sendo seguidas", disse a agência.

Atualmente, smartphones, tablets ou notebooks precisam ser desligados durante pousos e decolagens, mesmo que eles estejam em modo avião.

Com a nova medida, seria possível usar esses e outros dispositivos, como videogames portáveis e leitores digitais, durante todo o percurso aéreo. No entanto, não será possível fazer chamadas telefônicas nem usar internet 3G ou 4G.

A novidade trará benefícios não só para os passageiros, mas também para as companhias aéreas, que poderão eliminar essa etapa do procedimento de decolagem, acelerando o processo.

Apesar de não ter previsão de quando isso de fato será possível nos voo nacionais, a medida só entra em vigor nos EUA no "fim do ano", segundo a FAA. Sendo assim, é pouco provável que algo aconteça antes disso no Brasil.

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilIndústria eletroeletrônicaINFOSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

Startup aeroespacial chinesa se prepara para missões de recuperação de foguetes

Por que usar a IA generativa pode ser um diferencial para os advogados do futuro

Brasil já tem R$ 100 bilhões previstos para infraestrutura digital, diz Alckmin

V.tal deve vencer leilão da unidade de fibra óptica da Oi com oferta de R$ 5,68 bilhões