Tecnologia

ANA: Cobrança por uso de águas tem reajuste

Os preços unitários básicos são aqueles cobrados dos usuários que utilizam as águas das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

Água (jonrawlinson/Creative Commons)

Água (jonrawlinson/Creative Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2014 às 07h30.

A Agência Nacional de Águas (ANA) informa que a cobrança pelo uso das águas de domínio da União terá novos valores nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) a partir deste mês. Os novos preços unitários básicos (PUB) foram reajustados pela Resolução nº 155 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e alteram pela primeira vez os valores desde o início da cobrança nas bacias PCJ, em 2006.

Os preços unitários básicos são aqueles cobrados dos usuários que utilizam as águas das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os novos valores valem para captação de água bruta (diretamente da natureza), lançamento de efluentes, consumo de água bruta e transposição de bacia. Detalhes sobre a decisão estão disponíveis na página da ANA na internet.

A ANA destaca que os novos preços valem a partir de agosto de 2014, em 2015 e a partir de 2016. O aumento será, em média, de 8% ao ano neste período. A agência ressalta que essa cobrança é um dos instrumentos de gestão instituídos pela Política Nacional de Recursos Hídricos, de 1997, e tem como objetivo estimular o uso racional da água e gerar recursos financeiros para investimentos na recuperação e preservação dos mananciais das bacias.

A região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí tem uma área aproximada de 15.320 quilômetros quadrados, dos quais 92% estão em São Paulo e 8% em Minas Gerais. Em território mineiro ficam as cabeceiras dos rios Jaguari, Camanducaia e Atibaia. Na região há 62 municípios, sendo 58 paulistas e quatro mineiros, com aproximadamente 5 milhões de habitantes.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaINFOTecnologias limpas

Mais de Tecnologia

WhatsApp caiu? Usuários relatam instabilidade no aplicativo neste sábado

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja