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Americano usa um terço do tempo online com jogos e redes sociais

Redes sociais ocupam quase um quarto do tempo que os usuários dos Estados Unidos passam conectados

Pesquisa leva em consideração o uso da internet a partir de computadores (foto/Reprodução)

Pesquisa leva em consideração o uso da internet a partir de computadores (foto/Reprodução)

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Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2010 às 13h45.

São Paulo - Redes sociais e jogos online ocuparam praticamente um terço de todo o tempo gasto por norte-americanos na internet no último mês de junho, segundo uma pesquisa divulgada hoje pela consultoria Nielsen. O estudo aponta um crescimento da comunicação por meio de mídias como Facebook e Twitter em detrimento do uso do e-mail e de comunicadores instantâneos.

Conforme os números, publicados no site Mashable, o tempo gasto com redes sociais cresceu 43%, de 15,8% em junho de 2009 para 22,7% no mesmo mês deste ano. Jogos online representavam 9,3% no ano passado e passaram para 10,2% - crescimento de 10%. Por outro lado, o acesso ao e-mail, que consumia 11,5% do tempo dos norte-americanos na internet, representa agora 8,3% - queda de 28%.

O crescimento das redes sociais ainda aumentou o consumo de vídeos e filmes. "Amigos e familiares estão endossando o conteúdo para outras pessoas", disse Dave Martin, vice-presidente da Nielsen ao jornal USA Today. Um fato curioso é que há mais norte-americanos acima dos 50 anos do que menores de 18 nas redes sociais, o que indica um "envelhecimento" da audiência.

A pesquisa leva em consideração o uso da internet a partir de computadores. A partir de celulares, o e-mail é o recurso mais utilizado, representando 41,6% do tempo consumido online.

Confira os principais números da pesquisa sobre o uso do tempo na internet a partir de computadores:

 CategoriaTempo gasto
06/2010
Tempo gasto
06/2009
Mudança
1Redes sociais22,7%15,8%43%
2Jogos online10,2%9,3%10%
3E-mail8,3%11,5%-28%
4Portais4,4%5,5%-19%
5Comunicadores instantâneos4%4,7%-15%
6Vídeos/Filmes3,9%3,5%12%
7Busca3,5%3,4%1%
8Fabricantes de software3,3%3,3%0%
9Entretenimento2,8%3%-7%
10Classificados/Leilões2,7%2,7%-2%
 Outros34,3%37,3%-8%

Fonte: The Nielsen CompanyLeia outras notícias sobre redes sociais

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