Tecnologia

América Móvil é 2ª maior operadora de telefonia fixa do país

O grupo mexicano comercializa todos os serviços de telefonia fixa por meio da outorga da Embratel


	Escritório da America Móvil no México: grupo fechou o ano de 2013 com 11,2 milhões de linhas fixas em serviço, segundo dado relatado em balanço
 (Edgard Garrido/Reuters)

Escritório da America Móvil no México: grupo fechou o ano de 2013 com 11,2 milhões de linhas fixas em serviço, segundo dado relatado em balanço (Edgard Garrido/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de fevereiro de 2014 às 19h59.

São Paulo - O grupo América Móvil (o que inclui a Net, a Embratel e a Claro) já é o segundo principal operador de telefonia fixa do Brasil, atrás apenas da Oi.

O grupo mexicano comercializa todos os serviços de telefonia fixa por meio da outorga da Embratel (ainda que cada empresa do grupo tenha sua estratégia própria de venda dos pacotes).

A virada sobre o grupo Telefônica aconteceu em algum momento no segundo semestre de 2013. Ao todo, o grupo América Móvil fechou o ano de 2013 com 11,2 milhões de linhas fixas em serviço, segundo dado relatado em balanço.

Isso inclui cerca de 5,7 milhões de acessos STFC da Net e o restante se divide entre as ofertas da própria Embratel (para o mercado corporativo) e da Claro, que tem uma opção de acesso fixo sobre sua rede de telefonia móvel.

A Telefônica/Vivo, por sua vez, fechou 2013 com 10,75 milhões de acessos (oncluindo clientes residenciais, corporativos e telefones públicos), resultado que reflete um pequeno crescimento dos acessos fixos vendidos, graças à oferta sobre a rede da Vivo fora do Estado de São Paulo.

A Oi fechou o ano com 17,51 milhões, também somando todas as modalidades.

Segundo levantamento do Atlas Brasileiro de Telecomunicações 2014, que circula a partir da próxima semana e que foi elaborado com base nos dados de acessos de autorizadas e concessionárias de telefonia fixa até novembro (a Anatel ainda não tinha os dados referentes a dezembro no fechamento da edição), no ano passado o mercado de telefonia ficou praticamente estável, crescendo 1% até novembro, e fechando o período com 43,75 milhões de acessos STFC.

As concessionárias de telefonia fixa haviam perdido, até novembro, cerca de 1,3 milhão de acessos, e as autoriadas haviam ganho no mesmo período 1,7 milhão de acessos.

Acompanhe tudo sobre:3GAmérica MóvilBrasil TelecomEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas espanholasEmpresas mexicanasEmpresas portuguesasOiOperadoras de celularServiçosServiços diversosTelecomunicaçõesTelefônicaTelemarTeletimeVivo

Mais de Tecnologia

ChatGpt fora do ar? IA tem instabilidade neste sábado, 26

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026