celulares2-460-jpg.jpg (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.
São Paulo - Com a ajuda do Brasil, a América Latina ultrapassou a Europa e tornou-se o segundo maior mercado de telefonia móvel no mundo. Uma pesquisa feita pela consultoria britânica Wireless Intelligence aponta que a região possui agora uma base com 530 milhões de assinantes, 10 milhões a mais que países europeus.
Assim, a penetração da telefonia celular na América Latina atingiu a marca de 90% da população, impulsionada em grande parte por mercados emergentes como Argentina, Chile que juntos possuem mais celulares do que habitantes. Uma tendência que deve se expandir para toda a região até 2012, de acordo com a pesquisa.
Já o Brasil e suas 188 milhões de conexões móveis, representa um terço do mercado latino-americano. Considerando apenas os países, o Brasil é o quinto maior mercado de telefonia móvel no mundo.
"Nos últimos anos temos visto como se expande a tecnologia celular na América Latina. Em particular no Brasil, o investimento foi grande. No último trimestre do ano também vimos um grande investimento em marketing na região, o que está trazendo uma demanda maior", disse Joss Gillet, analista da empresa.
"No futuro, os planos mais baratos e a concorrência que se observa na Europa poderão chegar à América Latina se o mercado começar a amadurecer e houver aumento da demanda. Há cada vez menos interesse em telefonia de voz e mais na de dados", completa.
Leia outras notícias sobre celulares