Tecnologia

Ameaças virtuais batem recorde no 1º trimeste de 2010

Cloud Computing e virtualização se destacaram como as maiores preocupações de segurança das empresas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - A quantidade de ataques na web foi 36% maior no primeiro semestre do ano se comparado ao mesmo período de 2009. O dado foi divulgado pela IBM em seu Relatório Semestral de Tendências e Riscos X-Force.

No ano em que a pesquisa registrou o maior índice de vulnerabilidades na internet, Cloud Computing e virtualização se destacaram como as maiores preocupações de segurança das empresas. Das brechas descobertas, 55% estavam relacionadas a aplicativos Web, sendo que mais da metade do total ainda não havia recebido correções até a conclusão do estudo.

Os ataques também se tornaram mais complexos e passaram a ser escondidos em anexos PDFs e em JavaScript. Em abril, houve um grande salto desse tipo de ameaça: o resultado do mês foi quase 37% maior do que a média do semestre. Os botnets Zeus e Pushdo, duas das ameaças mais nocivas da Internet, teriam ajudado a espalhar esses anexos PDF infectados.

Já para as empresas, a transferência de cargas de trabalho para infraestruturas virtuais gera grandes preocupações sobre compartilhamento e segurança. Segundo a pesquisa, o medo não infundado: 35% das vulnerabilidades que afetam sistemas de virtualização de servidores também afetam o hipervisor (o que facilita bastante o trabalho de um cracker).

Por outro lado, houve um declínio de aproximadamente 80% no número de phishing. As instituições financeiras permanecem como alvo principal desses ataques - 49% do envio de todos os e-mails fraudulentos. Os demais alvos constituem, em sua maioria, empresas de cartão de crédito, organizações governamentais, instituições de pagamento online e leilões.

Leia outras notícias sobre segurança

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Computação em nuvemComputadorescrimes-digitaisHackersseguranca-digital

Mais de Tecnologia

Luxshare, importante parceira da Apple, estuda saída parcial da China

Apple transporta 600 toneladas de iPhones da Índia para os EUA para evitar tarifas de Trump

Clone Robotics divulga vídeo de Protoclone, o robô humanoide mais preciso do mundo; veja

Zuckerberg na mira: por que bilionário pode ter que se desfazer de Instagram e WhatsApp