EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h37.
SÃO PAULO - A partir de agora, a AMD vai investir pesado em outras plataformas que não a de PCs - mais especificamente, na área de dispositivos para acesso móvel à internet. A novidade - resultado da compra da Alchemy Semiconductor no último mês de fevereiro - não vem só na forma de uma nova linha de processadores, mas também na criação da divisão Personal Connectivity Solutions.
O Alchemy Au1100 é apresentado pela fabricante como um processador de alta performance, baixo consumo de energia e alta capacidade de integração para pranchetas de acesso à web, PDAs e produtos de telemática. Ele chega ao mercado em três versões: um chip de 333 MHz com consumo previsto de menos de 200 mWatts (miliwatts); um de 400 MHz/250 mWatts; e um de 500 MHz com consumo previsto de 500 mWatts. O processador, diz a AMD, roda com os sistemas operacionais Windows CE.NET, Linux e VxWorks.
Já no segundo trimestre deste ano, a fabricante espera colocar no mercado os primeiros produtos da série Au1500. Faz parte dos planos da AMD, ainda, a linha Au1100, um system-on-a-chip (sistema que inclui controladores de memória e interfaces de comunicação embutidas no chip e que pode ser feito sob medida) que oferecerá controle de gasto de energia para monitores LCD, suporte a USB, conexão para redes LAN e recursos para segurança digital.