Tecnologia

Amazon prepara rival para o iPad, da Apple

A Amazon deve anunciar, até outubro, um tablet com Android para competir com o iPad, da Apple

Jeff Bezos, fundador da Amazon: a empresa deve anunciar seu tablet nas próximas semanas (Frank Micelotta / Getty Images)

Jeff Bezos, fundador da Amazon: a empresa deve anunciar seu tablet nas próximas semanas (Frank Micelotta / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 13 de julho de 2011 às 19h31.

São Paulo — A Amazon terá seu próprio tablet para competir com o iPad, da Apple. O dispositivo vai rodar o sistema Android, do Google, e deve ser anunciado até outubro. A notícia foi divulgada hoje pelo Wall Street Journal, que conseguiu a informação de fontes não oficiais.

Segundo o jornal nova-iorquino, o tablet da Amazon terá tela de 9 polegadas e não terá câmera. Além de navegar na internet e rodar os aplicativos do Android, as pessoas poderão usá-lo para ouvir música, ler livros e assistir a filmes comprados na Amazon. O jornal diz, ainda, que a Amazon terá dois novos modelos do Kindle, um deles com tela sensível ao toque.

4 milhões de unidades

Os rumores sobre o tablet da Amazon já vêm circulando há alguns meses. Em junho, o noticiário DigiTimes, de Taiwan, divulgou que a empresa deveria anunciá-lo em agosto ou setembro, a tempo para a temporada de vendas do fim do ano. A meta seria vender entre 700 mil e 800 mil unidades por mês, totalizando 4 milhões no ano. O DigiTimes diz, também, que a Amazon vai oferecer um serviço de streaming de filmes para os usuários do tablet.

O mesmo DigiTimes já havia noticiado, em maio, que o tablet será fabricado em Taiwan pela Quanta, a empresa que produz o Blackberry PlayBook para a RIM. Na mesma época, Jeff Bezos, CEO da Amazon, deu um entrevista à revista americana Consumer Reports. Quando lhe perguntaram se a Amazon faria um tablet, a resposta foi um sugestivo “Fique ligado”.

Colisão com a Apple

Os indícios são tantos que pouca gente duvida de que o tablet da Amazon está mesmo a caminho. Sua chegada vai acirrar a rivalidade entre a empresa de Jeff Bezos e a Apple. As duas já competem na venda de livros, músicas e filmes pela internet, e também em serviços de computação pessoal em nuvem. Com o tablet, a competição vai ser ampliar para os gadgets. 

Acompanhe tudo sobre:AmazonAndroidComércioE-readersEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicalojas-onlineTablets

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO