Tecnologia

Amazon prepara rival para o iPad, da Apple

A Amazon deve anunciar, até outubro, um tablet com Android para competir com o iPad, da Apple

Jeff Bezos, fundador da Amazon: a empresa deve anunciar seu tablet nas próximas semanas (Frank Micelotta / Getty Images)

Jeff Bezos, fundador da Amazon: a empresa deve anunciar seu tablet nas próximas semanas (Frank Micelotta / Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 13 de julho de 2011 às 19h31.

São Paulo — A Amazon terá seu próprio tablet para competir com o iPad, da Apple. O dispositivo vai rodar o sistema Android, do Google, e deve ser anunciado até outubro. A notícia foi divulgada hoje pelo Wall Street Journal, que conseguiu a informação de fontes não oficiais.

Segundo o jornal nova-iorquino, o tablet da Amazon terá tela de 9 polegadas e não terá câmera. Além de navegar na internet e rodar os aplicativos do Android, as pessoas poderão usá-lo para ouvir música, ler livros e assistir a filmes comprados na Amazon. O jornal diz, ainda, que a Amazon terá dois novos modelos do Kindle, um deles com tela sensível ao toque.

4 milhões de unidades

Os rumores sobre o tablet da Amazon já vêm circulando há alguns meses. Em junho, o noticiário DigiTimes, de Taiwan, divulgou que a empresa deveria anunciá-lo em agosto ou setembro, a tempo para a temporada de vendas do fim do ano. A meta seria vender entre 700 mil e 800 mil unidades por mês, totalizando 4 milhões no ano. O DigiTimes diz, também, que a Amazon vai oferecer um serviço de streaming de filmes para os usuários do tablet.

O mesmo DigiTimes já havia noticiado, em maio, que o tablet será fabricado em Taiwan pela Quanta, a empresa que produz o Blackberry PlayBook para a RIM. Na mesma época, Jeff Bezos, CEO da Amazon, deu um entrevista à revista americana Consumer Reports. Quando lhe perguntaram se a Amazon faria um tablet, a resposta foi um sugestivo “Fique ligado”.

Colisão com a Apple

Os indícios são tantos que pouca gente duvida de que o tablet da Amazon está mesmo a caminho. Sua chegada vai acirrar a rivalidade entre a empresa de Jeff Bezos e a Apple. As duas já competem na venda de livros, músicas e filmes pela internet, e também em serviços de computação pessoal em nuvem. Com o tablet, a competição vai ser ampliar para os gadgets. 

Acompanhe tudo sobre:AmazonAndroidComércioE-readersEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetGadgetsGoogleIndústria eletroeletrônicalojas-onlineTablets

Mais de Tecnologia

United aposenta 'modo avião' com teste de Wi-Fi da Starlink usando avião da Embraer

Cofundador do OnlyFans lança plataforma rival de conteúdo adulto

Gigante chinesa HoYoverse investe em IA após queda nas receitas de jogos

Apple pode lançar iPhone 'quase todo de vidro' em 2027, diz analista