Tecnologia

Amazon enfrenta problemas com tablet, diz jornal

O tablet da Amazon, que deve ser anunciado nas próximas semanas, foi planejado em meio a uma crise interna na empresa, afirma o New York Times

Ao adotar o Android, a Amazon coloca serviços como o Cloud Player perto dos produtos do Google no tablet (Reprodução)

Ao adotar o Android, a Amazon coloca serviços como o Cloud Player perto dos produtos do Google no tablet (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de julho de 2011 às 17h11.

São Paulo -- O tablet que a Amazon pretende lançar em breve para concorrer com o iPad é um projeto cercado por problemas e debates dentro da empresa. É o que afirma o jornal The New York Times, que diz ter recebido informações de uma fonte interna da Amazon. O funcionário, que, por razões óbvias, não foi identificado, destacou que até a escolha do Android como sistema operacional foi uma decisão bastante debatida.

Havia, na verdade, alguns contras pesando na decisão a favor do sistema operacional do Google no lugar de um próprio, construído pela Amazon e baseado no Kindle. O principal é que a Amazon tem planos de ampliar seus serviços de música, computação em nuvem e streaming de vídeo – mas o Android já tem essas ferramentas desenvolvidas pelo Google e seus parceiros. Colocar o Android num tablet da Amazon seria como abrir uma loja de música numa rua cheia de concorrentes.

No entanto, segundo The New York Times, a Amazon percebeu que elaborar um novo sistema operacional significaria também ter de arrumar uma forma de incentivar os desenvolvedores a criar aplicativos para mais uma plataforma. Embora Apple e Google sejam bem sucedidos nesse meio, outras empresas não têm tanto sucesso. A HP, com o webOS, e a Research in Motion, com o QNX, por exemplo, possuem pouquíssimos aplicativos.

Já no setor do Kindle, a Amazon tem lutado para se manter competitiva, oferecendo preços mais baixos. Isso significa, no entanto, abrir mão de muita coisa. Segundo o jornal, a empresa já teria decidido colocar o mínimo de capacidade, memória e até abrir mão de uma câmera na futura versão do Kindle.

Acompanhe tudo sobre:AmazonAndroidComércioEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetGooglelojas-onlineTablets

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro