Tecnologia

Amazon ataca iPad em comercial do Kindle

Filme compara preço e uso dos aparelhos como leitores de livro em ambientes externos

Tablet que claramente remete ao iPad é usado no comercial

Tablet que claramente remete ao iPad é usado no comercial

DR

Da Redação

Publicado em 8 de novembro de 2010 às 16h06.

São Paulo - Embora o próprio presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos, já tenha afirmado que o Kindle e o iPad pertencem a categorias diferentes, em um novo comercial de seu e-reader, a empresa partiu para o ataque à Apple, comparando o uso dos dois aparelhos como leitores de livros digitais.

No filme, um homem e uma mulher estão à beira de uma piscina. Ele tenta ler um livro em um tablet, que, apesar de não ser identificado, claramente remete a um iPad, e não consegue porque a luz do sol reflete na tela do aparelho. A mulher lê tranquilamente em um Kindle, pelo qual ela afirma ter pagado menos do que gastou nos óculos de sol que usa.

Desde que foi lançado nos Estados Unidos, em abril, o iPad vem recebendo críticas por parte de usuários por ter a visualização da tela prejudicada em determinadas condições. O display do aparelho é retroiluminado por LED, o que facilita a leitura em ambientes com pouca luz, mas além de refletir a luz solar, fica com as cores ofuscadas por usar uma tela de LCD. O problema é comum também em notebooks e netbooks.

No caso do Kindle, a tela utiliza a tecnologia e-ink, uma espécie de tinta eletrônica que necessita de luz externa para ser visualizada. Como não tem iluminação própria, a leitura no aparelho não cansa a vista como as telas de LCD convencionais.

Os dois aparelhos não disputam exatamente o mesmo mercado, já que o iPad está muito mais próximo de um computador por permitir a realização de diversas outras tarefas que um e-reader não é capaz. Apesar disso, o comercial ainda chama a atenção para o preço do Kindle, que, vendido a US$ 139, é muito mais baixo que o do iPad, comercializado a partir de US$ 499 nos Estados Unidos. O que a propaganda da Amazon não mostra é que em condições de baixa iluminação externa, a leitura seria mais confortável no iPad do que no Kindle.

Confira o novo vídeo da Amazon abaixo (em inglês):

Leia outras notícias sobre a Amazon ou sobre o iPad

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter

Acompanhe tudo sobre:AmazonAppleComércioE-readersEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaiPadiPhonelojas-onlineTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO