Tecnologia

Alibaba Cloud anuncia sete novos data centers globais e reforça expansão em 2025

Empresa acelera internacionalização com novos centros de dados e amplia portfólio de IA e serviços globais

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 22 de maio de 2025 às 15h38.

No dia 22 de maio, a Alibaba Cloud realizou em Hangzhou a Conferência de Internacionalização de Empresas Chinesas 2025. Durante o evento, o CEO do Grupo Alibaba e também presidente da Alibaba Cloud Computing, Wu Yongming, anunciou novos investimentos estratégicos voltados à expansão da infraestrutura global de computação em nuvem da companhia.

Expansão da rede global de nuvem

Segundo Wu, a globalização permanece como diretriz de longo prazo da Alibaba Cloud. A empresa intensificará os aportes em três frentes principais. A primeira é a expansão da rede global de nuvem. De acordo com o executivo, a empresa trata essa rede como seu principal produto, uma infraestrutura baseada em inteligência artificial com alcance e operação internacional.

A Alibaba já havia anunciado anteriormente que investirá mais de RMB 380 bilhões, ao longo de três anos, na construção de infraestrutura de nuvem e IA. Agora, Wu afirmou que a empresa vai acelerar a criação de uma rede global que inclui China, Japão, Coreia do Sul, Sudeste Asiático, Oriente Médio, Europa e América. Ainda em 2025, serão inaugurados sete novos centros de dados: na Malásia, Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Coreia do Sul, Japão, México e Filipinas. Atualmente, a Alibaba Cloud opera 87 zonas de disponibilidade em 29 regiões.

Internacionalização de IA e fortalecimento das equipes globais

A segunda frente envolve a internacionalização dos modelos de linguagem e produtos de IA. Wu informou que a família de modelos da empresa, Tongyi Qwen, já reúne mais de 200 versões de código aberto e ultrapassa 100 mil modelos derivados. O Qwen 3 suporta 119 idiomas, incluindo dialetos e línguas minoritárias, e vem ganhando uso em mercados como Japão, Sudeste Asiático e Oriente Médio. A empresa também está ampliando a oferta internacional de soluções como Tongyi, Bailian, PAI e ferramentas de Big Data.

Por fim, a Alibaba Cloud pretende fortalecer suas equipes internacionais de consultoria, tecnologia e serviços. A meta é apoiar a expansão de empresas chinesas em mercados externos.

Diante de uma nova rodada de oportunidades históricas, a Alibaba Cloud fará investimentos estratégicos para fornecer às empresas chinesas infraestrutura, tecnologia e serviços de classe mundial”, declarou Wu Yongming.

Acompanhe tudo sobre:AlibabaChinaTecnologia

Mais de Tecnologia

Microsoft apresenta Mico, novo rosto da inteligência artificial no Copilot

Apple perde ação no Reino Unido por taxas 'abusivas' na App Store

ChatGPT deixará de funcionar no WhatsApp a partir de 2026

Instagram libera 6 versões do ícone para adolescentes personalizarem o app