Tecnologia

Alemães denunciam Facebook por uso de informações privadas

Federação dos Consumidores da Alemanha é contra a opção "procurar amigos" da rede social, que rastreia contatos através de outras contas dos usuários

Opção "procurar amigos" do Facebook: rede ignorou apelos dos consumidores alemães (Reprodução)

Opção "procurar amigos" do Facebook: rede ignorou apelos dos consumidores alemães (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2010 às 16h51.

Berlim - A Federação dos Consumidores da Alemanha (VZBV, na sigla em alemão), denunciou nesta segunda-feira a rede social Facebook na Justiça por violar os direitos dos consumidores ao utilizar dados privados dos usuários.

De acordo com o porta-voz da associação, Gerd Billen, a denúncia se refere à opção "Procurar Amigos" que rastreia contatos através de outras contas de e-mail e redes sociais, como Orkut.

A VZBV reclamou que quando o usuário preenche o endereço de e-mail de alguém no campo de busca, o Facebook registra automaticamente a informação e envia um e-mail com um convite, sem o consentimento do receptor.

O órgão afirmou também que a rede social, que conta com milhões de usuários na Alemanha, tinha ignorado anteriormente uma advertência feita pela VZBV.

"Como o site não se manifestou oficialmente, nos vimos obrigados a cumprir as regras de defesa do consumidor e de privacidade por meio da Justiça", explicou.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaEuropaFacebookInternetPaíses ricosRedes sociaisseguranca-digital

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda