Tecnologia

Alckmin descarta possibilidade de racionamento de água em SP

Alckmin descartou a possibilidade de racionamento de água no estado e disse que que confia no bom senso da população para economizar o recurso

agua (sxc.hu)

agua (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2014 às 07h10.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, descartou na terça-feira (18) a possibilidade de racionamento de água no estado. “Hoje, está totalmente descartada essa questão”, ressaltou. O governador disse ainda que confia no bom senso da população para economizar o recurso, ajudando a evitar problemas no abastecimento. “Se tivermos uma boa colaboração da população e uso racional da água, espero que não [haja problemas]”, completou.

Na semana passada, o volume de água do Sistema Cantareira alcançou o menor nível histórico. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com a falta de chuvas o sistema chegou a armazenar apenas 18,8% da capacidade total. Nos últimos dias, no entanto, voltou a chover na região, estabilizando o volume dos reservatórios.

O Sistema Cantareira é o maior da região metropolitana de São Paulo e abastece as regiões norte e central e parte das zonas leste e oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, mais parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

Para reduzir os impactos da estiagem, a Sabesp lançou uma campanha oferecendo desconto de 30% no valor da conta dos usuários que economizarem 20% no consumo, em relação ao gasto médio dos últimos 12 meses.

Segundo a Sabesp, na primeira semana em que o desconto passou a valer, entre os dias 2 e 9 de fevereiro, 302 milhões de litros de água foram poupados no Sistema Cantareira - volume suficiente para abastecer 120 piscinas olímpicas.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAmérica Latinacidades-brasileirasDados de BrasilGovernoINFOMetrópoles globaisPreservação ambientalsao-paulo

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro