Tecnologia

Airbus entrega o A400M, um avião militar de última geração

A empresa Airbus entregou hoje o primeiro A400M, um avião de transporte militar de última geração que espera ter êxito no mercado mundial

Um Airbus A400M, com um Tufão (e), da Alemanha, e um Rafale (d), da França: França pretende comprar 15 aeronaves imediatamente e 50 no total (Lionel Bonaventure/AFP)

Um Airbus A400M, com um Tufão (e), da Alemanha, e um Rafale (d), da França: França pretende comprar 15 aeronaves imediatamente e 50 no total (Lionel Bonaventure/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 09h24.

Sevilha - A empresa Airbus entregou nesta segunda-feira a França o primeiro A400M, um avião de transporte militar de última geração, que espera ter êxito no mercado mundial.

"É, acredito, uma pequena proeza tecnológica", disse o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, que estava presente na cerimônia de entrega nesta segunda-feira em Sevilha, onde a aeronave foi montada.

A França pretende comprar 15 aeronaves imediatamente e 50 no total, segundo o ministro, que retornará ao país a bordo do A400M.

Dez anos foram necessários para que o avião, fruto da colaboração da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e Turquia, ficasse pronto, após vários atrasos e custos adicionais.

O A400M tem quatro turbopropulsores, pode transportar até 37 toneladas a 3.300 quilômetros e pousar em terrenos não preparados, como os arenosos, levando blindados ou helicópteros.

O A400M terá como principal competidor no mercado o americano C-130 Hércules da Lockheed Martin, com uma capacidade de 20 toneladas e concebido há mais de 50 anos.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasSetor de transporteempresas-de-tecnologiaPaíses ricosEuropaFrançaAviaçãoEmpresas holandesasAirbus

Mais de Tecnologia

UE quer simplificar regras de IA para impulsionar empresas de tecnologia

Apple adia segunda geração do iPhone Air após vendas abaixo do esperado

Mercados asiáticos de tecnologia sofrem maior queda em meses

Blue Origin desafia a SpaceX com o primeiro voo oficial da NASA