Tecnologia

Airbus entrega o A400M, um avião militar de última geração

A empresa Airbus entregou hoje o primeiro A400M, um avião de transporte militar de última geração que espera ter êxito no mercado mundial

Um Airbus A400M, com um Tufão (e), da Alemanha, e um Rafale (d), da França: França pretende comprar 15 aeronaves imediatamente e 50 no total (Lionel Bonaventure/AFP)

Um Airbus A400M, com um Tufão (e), da Alemanha, e um Rafale (d), da França: França pretende comprar 15 aeronaves imediatamente e 50 no total (Lionel Bonaventure/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2013 às 09h24.

Sevilha - A empresa Airbus entregou nesta segunda-feira a França o primeiro A400M, um avião de transporte militar de última geração, que espera ter êxito no mercado mundial.

"É, acredito, uma pequena proeza tecnológica", disse o ministro francês da Defesa, Jean-Yves Le Drian, que estava presente na cerimônia de entrega nesta segunda-feira em Sevilha, onde a aeronave foi montada.

A França pretende comprar 15 aeronaves imediatamente e 50 no total, segundo o ministro, que retornará ao país a bordo do A400M.

Dez anos foram necessários para que o avião, fruto da colaboração da Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo e Turquia, ficasse pronto, após vários atrasos e custos adicionais.

O A400M tem quatro turbopropulsores, pode transportar até 37 toneladas a 3.300 quilômetros e pousar em terrenos não preparados, como os arenosos, levando blindados ou helicópteros.

O A400M terá como principal competidor no mercado o americano C-130 Hércules da Lockheed Martin, com uma capacidade de 20 toneladas e concebido há mais de 50 anos.

Acompanhe tudo sobre:AirbusAviaçãoEmpresasEmpresas holandesasempresas-de-tecnologiaEuropaFrançaPaíses ricosSetor de transporte

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo