Tecnologia

Agora é possível desenvolver apps nativos e independentes para o Apple Watch

Novo WatchKit 2 dará aos desenvolvedores acesso a praticamente todos os recursos do Watch

Apple Watch (Divulgação)

Apple Watch (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2015 às 14h02.

Meses após ser lançado, o Apple Watch está livre dos iPhones. Durante a WWDC, a Apple anunciou uma nova versão do sistema operacional e do kit desenvolvimento do relógio, que finalmente será capaz de rodar aplicativos nativamente.

O novo SDK WatchKit2 é o destaque entre os dois anúncios. Ele dará aos desenvolvedores acesso à coroa digital, ao sensor de batimentos cardíacos e a outros recursos do relógio, que antes eram acessados apenas por aplicativos da própria Apple. Dessa forma, novas aplicações poderão dispensar o smartphone, que originalmente emprestava seu hardware para executar os apps e renderizar suas interfaces – o que comprometia o desempenho.

Este kit de desenvolvimento de software será lançado em duas etapas ainda neste ano, de acordo com a empresa. A primeira começa já na semana que vem, com o lançamento de um Preview do SDK, enquanto a segunda, que envolve a versão completa do pacote, terá início apenas no outono do hemisfério norte (primavera por aqui). Ela provavelmente coincidirá com a chegada da edição finalizada do iOS 9, que também foi anunciado nesta segunda-feira e deve chegar com novos iPhones mais para o final do ano.

Ainda nos sistemas operacionais, o novo WatchOS 2 trará mais “caras” para o relógio, incluindo uma que exibe fotos diferentes a cada vez que o usuário levanta o pulso. Fora isso, com o novo SO, os smartwatches ganharão suporte a chamadas no FaceTime e terão maior integração com a Siri. A assistente inclusive poderá ser usada para controlar aplicativos do Homekit, relacionados à automação residencial.

Acompanhe tudo sobre:AppleApple WatchDesenvolvimento econômicoEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFORelógios inteligentesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo