Tecnologia

Agora é possível desenvolver apps nativos e independentes para o Apple Watch

Novo WatchKit 2 dará aos desenvolvedores acesso a praticamente todos os recursos do Watch

Apple Watch (Divulgação)

Apple Watch (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2015 às 14h02.

Meses após ser lançado, o Apple Watch está livre dos iPhones. Durante a WWDC, a Apple anunciou uma nova versão do sistema operacional e do kit desenvolvimento do relógio, que finalmente será capaz de rodar aplicativos nativamente.

O novo SDK WatchKit2 é o destaque entre os dois anúncios. Ele dará aos desenvolvedores acesso à coroa digital, ao sensor de batimentos cardíacos e a outros recursos do relógio, que antes eram acessados apenas por aplicativos da própria Apple. Dessa forma, novas aplicações poderão dispensar o smartphone, que originalmente emprestava seu hardware para executar os apps e renderizar suas interfaces – o que comprometia o desempenho.

Este kit de desenvolvimento de software será lançado em duas etapas ainda neste ano, de acordo com a empresa. A primeira começa já na semana que vem, com o lançamento de um Preview do SDK, enquanto a segunda, que envolve a versão completa do pacote, terá início apenas no outono do hemisfério norte (primavera por aqui). Ela provavelmente coincidirá com a chegada da edição finalizada do iOS 9, que também foi anunciado nesta segunda-feira e deve chegar com novos iPhones mais para o final do ano.

Ainda nos sistemas operacionais, o novo WatchOS 2 trará mais “caras” para o relógio, incluindo uma que exibe fotos diferentes a cada vez que o usuário levanta o pulso. Fora isso, com o novo SO, os smartwatches ganharão suporte a chamadas no FaceTime e terão maior integração com a Siri. A assistente inclusive poderá ser usada para controlar aplicativos do Homekit, relacionados à automação residencial.

Acompanhe tudo sobre:AppleApple WatchDesenvolvimento econômicoEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFORelógios inteligentesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos