Steve Jobs: o mergulho do iPod no aquário é, provavelmente, uma lenda (Divulgação)
Maurício Grego
Publicado em 19 de novembro de 2014 às 16h57.
São Paulo -- Amit Chaudhary, ex-funcionário da Apple, relembrou, recentemente, uma história emblemática sobre o comportamento de Steve Jobs. O fundador da Apple teria jogado o primeiro protótipo do iPod num aquário.
Chaudhary escreveu sobre Jobs no site de perguntas e respostas Quora. Mas essa história já havia aparecido antes em The Atlantic. Ela nunca foi confirmada por outras pessoas. E há quem afirme que algo assim aconteceu, na verdade, com Akio Morita, cofundador da Sony. O texto reproduzido por Chaudhary diz:
“Quando os engenheiros que trabalhavam no primeiro iPod completaram o protótipo inicial, eles apresentaram o trabalho a Steve Jobs para ser aprovado. Jobs manuseou o dispositivo, observou-o atentamente, sentiu seu peso e imediatamente o rejeitou. Era grande demais.”
“Os engenheiros explicaram que tiveram de reinventar a invenção para criar um iPod, e que era simplesmente impossível torná-lo menor. Jobs permaneceu quieto por um momento. Ele, então, levantou-se, andou até um aquário e jogou o iPod nele.“
“Quando o dispositivo chegou ao fundo, bolhas subiram à superfície. ‘Aquelas são bolhas de ar’, ele disparou. ‘Isso significa que há espaço lá. Façam-no menor!’”
Vários sites de notícias reproduziram esse relato. Ele é uma ótima demonstração da genialidade de Jobs – se for verdade. Várias pessoas vêm questionando isso. No Quora, o usuário Paul Johnson escreveu:
“De acordo com Tony Fadell, que liderou a equipe que criou o primeiro iPod, essa história é um mito. Ela aconteceu na Sony, com o Walkman, e foi incorretamente atribuída a Steve Jobs.” Fadell teria dito isso durante um evento em 2011 no qual Johnson estava presente.
Num artigo no site HighLife, da British Airways, David Phelan, que se define como especialista em dispositivos móveis, escreveu:
“Diz a lenda que, quando os engenheiros mostraram o primeiro Walkman a Akio Morita, cofundador da Sony, ele pediu um balde de água e jogou o protótipo nele. Quando saíram bolhas de ar, ele disse: ‘Há espaço livre. Façam-no menor!’”
A mesma história envolvendo Morita é contada no livro “Organizational Behaviour: Performance Management in Practice”, de Richard Pettinger.
É provável que o mergulho do iPod no aquário seja mesmo lenda, como afirma Tony Fadell. Como líder do desenvolvimento do iPod, ele é uma das pessoas mais qualificadas para falar sobre o assunto. Mas, sem dúvida, essa é uma cena que combinaria com a personalidade de Jobs.