Adobe: companhia afirma estar ciente de casos que tiraram proveito da brecha (Getty Images/David McNew)
Da Redação
Publicado em 5 de fevereiro de 2014 às 14h15.
São Paulo - Fugindo do ciclo natural de suas atualizações, a Adobe liberou nesta semana um update crítico de segurança para o Flash Player. O patch deve corrigir uma “vulnerabilidade crítica que poderia permitir que um invasor tomasse controle remotamente do sistema afetado”, de acordo com a empresa, e é recomendado que todos os usuários o baixem o quanto antes.
A correção, no entanto, pode ter chegado um pouco tarde demais, já que a companhia afirma estar ciente de casos que tiraram proveito da brecha – embora não especifique quais. Ela estava presente em todas as versões do Flash Player (incluindo as citadas) anteriores à 12.0.0.43 no Windows e no Mac e à 11.2.202.335 no Linux.
Caso esteja na dúvida sobre qual edição do programa está instalada em seu computador ou navegador, confira aqui. As últimas versões, instaladas a partir da nova atualização, são a 12.0.0.44 no Windows e no Mac, a 11.2.202.336 no Linux. No Chrome, o plugin corrigido será baixado automaticamente, assim como no Internet Explorer do Windows 8.
Histórico – A Adobe liberou no começo deste ano um pacote de atualizações não só para o Flash, como também para o Air e para seus outros programas. As correções, no entanto, parecem ter deixado passar essa falha descoberta nesta semana, que acabou por forçar a empresa a lançar mais um update emergencial.
O Flash Player tem um histórico de brechas de segurança que preocupa usuários e outras empresas. Algumas delas, inclusive, já removeram o suporte ao plugin de seus sistemas, como Apple e Google, no iOS e no Android. E mesmo a Adobe não tem dado bons exemplos quando o assunto é segurança – basta nos lembrarmos do grande vazamento de dados no ano passado.