Tecnologia

Adobe desafia Instagram com novo aplicativo do Photoshop

Com um novo aplicativo, a Adobe tenta levar a magia do Photoshop para a câmera do smartphone Android ou iPhone

Photoshop Camera: novo aplicativo da Adobe leva efeitos do programa de edição de imagens para a câmera do celular (Adobe/Divulgação)

Photoshop Camera: novo aplicativo da Adobe leva efeitos do programa de edição de imagens para a câmera do celular (Adobe/Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 11 de junho de 2020 às 12h35.

Última atualização em 11 de junho de 2020 às 14h04.

O Photoshop, da Adobe, é o programa de edição de imagens mais popular em computadores. Com a migração da maioria dos usuários do PC para o smartphone, quem dominou essa área foi o Instagram, que passou a oferecer não só um aplicativo com efeitos divertidos para fotos, como também uma linha do tempo para publicar fotos e adicionar amigos. Agora, a Adobe desafia o reinado do Instagram com um novo aplicativo gratuito chamado Photoshop Camera, disponível para celulares com sistema operacional Android e iPhones.

Os efeitos de edição de imagem são mais avançados do que os oferecidos pelo Instagram: muitos podem remover o fundo de um retrato e inserir uma imagem de nuvens ou da lua. Também é possível deixar sua foto com aspecto de história em quadrinhos ou mesmo de um mundo conectado, ao estilo Matrix ou Black Mirror.

O objetivo da Adobe com o novo aplicativo é levar a mágica do Photoshop ao visor da sua câmera, segundo Abhay Parasnis, diretor de tecnologia da Adobe, que falou ao site americano The Verge.

Com esse aplicativo, os usuários conseguem tirar e editar suas fotos em um só programa. Além de ocupar um espaço menor no celular do que dois aplicativos separados - visto que a maioria dos usuários utiliza aplicativos alternativos de edição que não o Instagram -, o app da Adobe aumenta a praticidade da edição.

Ainda assim, vale ressaltar que o Photoshop Camera não se propõe a ser uma rede social. Ele é o que sempre foi: um software de edição de imagens. Mas, agora, isso acontece automaticamente e em tempo real.

Acompanhe tudo sobre:AdobeAppsInstagram

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo