Tecnologia

Adobe anuncia primeiro editor de HTML5

A empresa diz que a ferramenta não vai substituir o Flash, mas o mercado vê, nela, uma alternativa à tecnologia que a Apple baniu do iPad

O Edge permite criar animações usando a linguagem HTML 5, que está ganhando popularidade na web (Reprodução)

O Edge permite criar animações usando a linguagem HTML 5, que está ganhando popularidade na web (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2011 às 09h42.

São Paulo -- A Adobe anunciou nesta segunda-feira o Adobe Edge, uma nova ferramenta que permitirá aos profissionais desenvolverem animações para a internet usando padrões web como HTML5, CSS e JavaScript. Será o primeiro editor de HTML 5 do mercado. A empresa promete atualizações frequentes e acompanhar os updates desta quinta versão da linguagem HTML. O preço do software ainda não foi definido.

A intenção é manter o Adobe Flash, um de seus programas mais populares. O objetivo de seus executivos é continuar ocupando a liderança entre softwares de animação, especialmente em um momento onde o acesso à rede via celular cresce exponencialmente - e a grande base Apple, composta por iPhones, iPads e iPods, não dá suporte para o Flash.

Uma prévia do novo programa pode ser baixada gratuitamente na página da companhia na internet. A expectativa é que o produto final seja disponibilizado para os consumidores no ano que vem. O Edge chega à web em duas versões: OS X (Apple) e Windows (Vista ou superior). O novo software é compatível com imagens nos formatos SVG, PNG, JPG e GIF. A ferramenta permite ainda a criação de composições com textos e gráficos vetoriais, e a inserção de transições e mais de 25 efeitos diferentes.

Acompanhe tudo sobre:AdobeEmpresasempresas-de-tecnologiaFlashInternetSoftware

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony