Tecnologia

Acordo entre operadoras não deve ter restrição da Anatel

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve aprovar tanto a compra da parte da Portugal Telecom (PT) na Vivo pela Telefónica quanto a entrada da PT na Oi. Segundo fontes do governo, as duas operações, anunciadas ontem, devem ser aprovadas sem restrições, pois não há riscos à concorrência. "A Telefónica, simplesmente, está aumentando […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 16h37.

Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve aprovar tanto a compra da parte da Portugal Telecom (PT) na Vivo pela Telefónica quanto a entrada da PT na Oi. Segundo fontes do governo, as duas operações, anunciadas ontem, devem ser aprovadas sem restrições, pois não há riscos à concorrência. "A Telefónica, simplesmente, está aumentando sua participação na Vivo. Não está entrando em uma nova empresa", argumentou um técnico do governo. "Ninguém está sumindo do mercado", enfatizou.

Diferentemente da operação que envolveu a Oi e a Brasil Telecom (BrT), em que foi necessária a mudança da regulamentação vigente para permitir a fusão, o técnico caracterizou as duas operações como meros movimentos societários. Basicamente, a PT saiu da Vivo e entrou na Oi. Isso representa um movimento de consolidação de mercado, segundo ele.

Especulava-se no mercado que, ao adquirir o controle total da Vivo, a Telefónica teria de vender sua participação na Telecom Italia, que controla no Brasil a Tim. Essa hipótese, porém, está descartada, segundo a fonte. Ela explicou que já foram impostas condições à Telefónica em relação à Tim: ela não poderia atuar no conselho e teria de mandar as atas das reuniões para provar que não está havendo interferência. Segundo o técnico, essa prática está funcionando muito bem. Só após serem avaliadas pela Anatel é que as duas operações serão submetidas ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Leia mais notícias sobre o setor de telecomunicações

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAnatelDados de BrasilEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasServiçosTelecomunicaçõesTelefônica

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não