Tecnologia

Acordo leva votação do Marco Civil para próxima terça

Depois de aprovado nas Comissões, o Marco Civil da Internet ainda deve passar pelo Plenário do Senado


	Senado brasileiro: com o intuito de aprovar o texto antes do evento NetMundial, o governo estuda apresentar um requerimento de urgência
 (Waldemir Barreto/Agência Senado)

Senado brasileiro: com o intuito de aprovar o texto antes do evento NetMundial, o governo estuda apresentar um requerimento de urgência (Waldemir Barreto/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2014 às 20h01.

São Paulo - Acordo dos líderes partidários do Senado Federal adiou a votação do PLC 21/2014 – o Marco Civil da Internet – para a próxima terça, 22.

Nesta quarta, 16, os senadores Zezé Perrela (PDT-MG) e Vital do Rego (PMDB-PB) leram os seus relatórios nas Comissões de Ciência, Tecnologia Comunicação e Informática (CCT) e na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), respectivamente.

Depois de lerem os relatórios, os senadores concederam vista coletiva.

Ambos os senadores acolheram apenas as emendas 2 e 3 do senador Aloízio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que fazem ajustes redacionais e, portanto, não provocam o retorno do projeto para a Câmara dos Deputados. As outras 41 emendas foram rejeitas pelos senadores.

A emenda 2 apenas retira a palavra "promover" do início de cada inciso do artigo 4º e leva para o caput. Já a emenda 3 substitui o termo "endereço IP" no inciso III do artigo 5º por "endereço de protocolo de Internet".

A votação da matéria na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) também está prevista para a próxima terça, 22.

O relator na comissão, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), contudo, foi dos que mais defendeu que o Senado tenha o tempo que for preciso para apreciar a matéria. Por isso, é possível que o senador queira adiar a votação na comissão ou até acolha alguma emenda de mérito.

Plenário

Depois de aprovado nas Comissões, o Marco Civil da Internet ainda deve passar pelo Plenário do Senado.

Com o intuito de aprovar o texto antes do evento NetMundial, o governo estuda apresentar um requerimento de urgência, que seria redigido pelo senador Eduardo Braga (PMDB-AM), para fazer com que a matéria fosse votada diretamente em Plenário.

Acompanhe tudo sobre:InternetLegislaçãoMarco Civil da InternetPolítica no BrasilSenado

Mais de Tecnologia

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo

Justiça dos EUA mantém lei que determina proibição ou venda do TikTok; app pode ser banido domingo