Tecnologia

Ações da Apple caem 17,5% após revisão de bancos

Bancos prevêem desaceleração no mercado consumidor e também queda nos ganhos da empresa na comparação com o ano passado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h34.

As ações da Apple despencaram 17,5% no pregão desta segunda-feira (29/09) na Nasdaq após os bancos Morgan Stanley e RBC Capital Markets revisarem as recomendações sobre os papéis da companhia.

Os papéis caíram de 128,24 dólares no fechamento de sexta-feira para 105,77 dólares hoje pela manhã depois de as duas instituições recomendarem "manter" os papéis, em vez de "comprar". O preço alvo da ação da Apple também caiu significativamente, de 178 para 115 dólares.

O Morgan Stangley escreveu que o mercado de PCs que está crescendo é aquele abaixo dos 1000 dólares, em que a Apple não atua. Além disso, afirmou que os ganhos por ação da Apple deverão desacelerar significativamente e chegarão a ser 8% menores em dezembro, na comparação com o ano anterior.

Já o RBC Capital revisou para baixo as recomendações sobre os papéis da Apple com base nos "riscos elevados" de uma desaceleração no mercado consumidor. A instituição também citou uma pesquisa dizendo que a intenção dos consumidores de comprar um laptop Mac ao longo dos próximos 90 dias caiu para 29%, frente a 34% em agosto. Já a intenção de compra de desktops da Apple caiu de 30% para 20% no mesmo período.

No trimestre encerrado em 28 junho, a Apple faturou 7,46 milhões de dólares, ligeira queda frente aos 7,51 milhões faturados em março.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Como proteger o celular contra vírus?

Com críticas a autoregulação das redes, Barroso adia revisão do Marco Civil para próxima quarta (4)

iPhone 16 está no menor preço desde o lançamento; veja ofertas da Black Friday

Qual iPhone comprar na Black Friday? Compare as opções e ofertas