Tecnologia

Acervo tem materiais sobre linguagens, sistemas e computação

Site reSRC reúne centenas de livros gratuitos sobre mais de 100 linguagens e sistemas, além de material mais relacionado a gráficos e ciências da computação

Programação: maioria esmagadora do conteúdo está em inglês, mas a variedade de assuntos no site é tanta que vale vasculhar o acerv (hackNY / Flickr)

Programação: maioria esmagadora do conteúdo está em inglês, mas a variedade de assuntos no site é tanta que vale vasculhar o acerv (hackNY / Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 10h05.

São Paulo - Interessados em programação, sistemas operacionais ou ciências da computação em geral já encontram uma vasta variedade de material de graça pela web. Mas um acervo central, que reúna tudo em um lugar só, ainda é mais do que bem-vindo – e é justamente isso que faz o site reSRC.

A página reúne algumas centenas de livros gratuitos sobre mais de 100 linguagens e sistemas, além de material mais relacionado a gráficos (GPUs, modelagem 3D e user interfaces) e também sobre ciências da computação em geral. A maioria esmagadora do conteúdo está em inglês, mas a variedade de assuntos no site é tanta que vale vasculhar o acervo – o material engloba de JavaScript, Firefox OS e COBOL a Cloud Computing, ecossistema open source e redes.

A busca pela biblioteca pode ser feita de duas formas diferentes. Caso você já esteja com algo em mente, o melhor a se fazer é acessar o site mesmo e digitar o termo no campo de busca. Todo o material relacionado ao tema será listado nos resultados. Mas se quiser simplesmente conhecer, vale abrir o repositório da página no GitHub, que mostra um índice com todos os assuntos, sempre linkando para a fonte.

Como o acervo é alimentado de forma colaborativa, há também bibliotecas em outros idiomas – inclusive em português brasileiro. No entanto, o material é bem menos vasto, e talvez seja uma boa visitar repositórios nacionais, como o do Traduz Aí (mais voltado a JavaScript, Angular JS e NodeJS), para complementar os estudos. E claro, como manda a regra, você também pode adicionar novos conteúdos à lista – basta seguir os passos descritos aqui.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresInternetSites

Mais de Tecnologia

Segurança de dados pessoais 'não é negociável', diz CEO do TikTok

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble