Tecnologia

Ação viral da Microsoft divulga Internet Explorer 9 em São Paulo

Para divulgar o browser Internet Explorer 9, a Microsoft abandonou notebooks em locais públicos de São Paulo e registrou a reação das pessoas por meio de câmeras ocultas

A Microsoft tenta reverter a má imagem que o Internet Explorer acumulou no passado e que levou o browser a perder participação no mercado (Reprodução)

A Microsoft tenta reverter a má imagem que o Internet Explorer acumulou no passado e que levou o browser a perder participação no mercado (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 30 de março de 2011 às 12h04.

São Paulo — Numa tentativa de divulgar o Internet Explorer 9, a Microsoft realizou uma ação viral nas ruas de São Paulo. A empresa abandonou notebooks com conexão 3G, para acesso à internet, em locas públicos. Os computadores tinham o browser instalado e exibiam uma mensagem convidando as pessoas a usá-lo. Câmeras ocultas registraram a reação do público. 

O Internet Explorer 9 teve sua versão final liberada no dia 13 deste mês. Nessa versão, o browser da Microsoft ficou mais parecido com o rival Google Chrome, especialmente na interface gráfica, que está bastante mais simples. O programa também incorporou melhor suporte a padrões emergentes da web e passou a usar a placa de vídeo do computador para acelerar a exibição de páginas. 

Com essa nova edição, a Microsoft tenta reverter a perda de mercado que o Internet Explorer enfrenta desde 2003, quanto atingiu sua máxima participação. Hoje, segundo a empresa NetApplications, ele é responsável por 57% dos acessos à web, contra 22% do Firefox e 11% do Chrome. O browser do Google é o que mais cresceu em popularidade nos últimos dois anos. 

A ação com os notebooks foi planejada pela agência JWT e executada pela Bullet. Virou vídeo no YouTube (abaixo) e foi identificada, no Twitter, pela hashtag #NotebooksPorAi. Mas é pouco provável que ela tenha efeito significativo na popularidade do Internet Explorer. O vídeo, publicado na segunda-feira, teve 5328 visualizações até as 11:30 de quarta-feira. E a hashtag não estava, nesse momento, entre os trending topics do Twitter.

 

https://youtube.com/watch?v=nr4FosqwosU

Acompanhe tudo sobre:BrowsersEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaestrategias-de-marketingInternetmarketing-viralMicrosoftTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China