Tecnologia

Microsoft paralisa negociações para comprar TikTok, dizem fontes

Presidente Donald Trump disse que não apoiaria um acordo e ameaçou banir aplicativo de vídeos curtos nos Estados Unidos

Microsoft negocia compra de aplicativo TikTok: declarações do presidente americano colocam o acordo em suspensão (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

Microsoft negocia compra de aplicativo TikTok: declarações do presidente americano colocam o acordo em suspensão (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 2 de agosto de 2020 às 12h26.

Última atualização em 2 de agosto de 2020 às 13h32.

A Microsoft está interrompendo as negociações sobre a compra das operações da rede social TikTok nos Estados Unidos em meio à hostilidade do presidente Donald Trump, informou o Wall Street Journal no sábado, 1.

O jornal cita pessoas familiarizadas com a operação, em que a Microsoft e a controladora chinesa ByteDance estariam em “negociações avançadas” sobre a possível venda e foram surpreendidas pela manifestação do presidente americano Donald Trump em oposição ao acordo na sexta-feira, 31 de julho.

Em declarações a jornalistas durante viagem no avião presidencial Air Force One, Trump declarou: “Em relação ao TikTok, vamos proibi-lo nos Estados Unidos”.

Autoridades dos Estados Unidos disseram que o aplicativo de vídeo em formato curto representa um risco nacional por causa dos dados pessoais que ele manipula.

A Reuters informou no sábado que a ByteDance concordou em alienar suas operações nos Estados Unidos para evitar que o aplicativo fosse banido, permitindo assim que a Microsoft assumisse por completo o controle nos Estados Unidos.

Segundo o Wall Street Journal, o acordo não está "morto", mas ambas  empresas estariam buscando mais informações na Casa Branca sobre os melhores próximos passos para o aplicativo.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)MicrosoftTikTok

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não