Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h20.
O que são 100 calorias diárias na sua alimentação? Podem ser dois cookies que acompanham o cafezinho de um almoço de negócios, ou um punhado de amendoins no coquetel de lançamento daquele novo produto, ou o brigadeiro que você comeu na última festinha de aniversário na empresa. Pode não parecer, mas abrir mão de um desses pequenos prazeres a cada dia pode fazer uma diferença significativa na silhueta. É o que diz um estudo que acaba de ser concluído pela Universidade de Colorado, nos Estados Unidos.
Preocupados com a crescente parcela de adultos obesos e dos que já passaram do limite permitido pela balança (60% da população nos Estados Unidos está acima do peso ideal), alguns cientistas estão procurando formas realistas de lidar com o problema -- em vez daqueles regimes drásticos que quase ninguém consegue seguir. Baseado na constatação de que uma parte do cardápio seguido pela maioria das pessoas não é propriamente para matar a fome, o médico James Hill, coordenador do estudo, fez um monte de contas para tentar ter uma idéia do que aconteceria se fechássemos a boca só um pouquinho. Sua conclusão: comer apenas 100 calorias a menos por dia pode evitar o acréscimo de 1 quilo ao longo de um ano -- a média de peso que a maioria da população estudada havia ganhado nesse período.
Não parece um enorme sacrifício. Mas quanto são 100 calorias? Um biscoito, dois biscoitos? De que tamanho? Com ou sem recheio? E recheio de quê? Para ajudá-lo a escolher o que cortar, selecionamos exemplos de pequenas tentações que costumam fazer parte da dieta dos homens de negócios. Cada uma delas tem cerca de 100 calorias:
Fonte: Gastronomia Brasil
(www.gastronomiabrasil.com.br)