Tecnologia

97% das empresas têm internet mas só 36% usam redes sociais

O acesso à internet é quase universal entre as empresas brasileiras, mas só 36% delas tem perfil em alguma rede social, mostra a pesquisa anual TIC Empresas


	Só 21% dos sites de empresas têm comércio eletrônico e apenas 14% aceitam pagamento online
 (Divulgação)

Só 21% dos sites de empresas têm comércio eletrônico e apenas 14% aceitam pagamento online (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 16 de julho de 2013 às 18h58.

São Paulo -- O acesso à internet entre as empresas brasileiras está se tornado universal. 97% delas estão conectadas à rede mundial, mostra nova edição da pesquisa anual TIC Empresas divulgada hoje. A pesquisa avalia o uso de tecnologia da informação e de comunicação nas companhias brasileiras.

É realizada pelo Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC BR), organização que implementa as decisões do Comitê Gestor da Internet no Brasil.  A edição deste ano ouviu representantes de 6.400 empresas com pelo menos 10 funcionários. 

A pesquisa apurou que 49% dos empregados nessas empresas usam computador, mas só 45% têm acesso à internet. Ou seja, 4% dos funcionários ainda trabalham com computadores sem acesso à internet. Naturalmente, a diferença entre esses dois números vem caindo ano a ano. 

Outro dado significativo é que a conexão de banda larga mais comum é o limitado DSL, que usa a rede telefônica analógica para transmitir sinais digitais. 65% das conexões são desse tipo.

A modalidade de acesso que mais tem se expandido é via cabo televisivo. Passou de 22% das empresas em 2008 para 57% em 2012. Além disso, 40% das organizações usam a rede celular 3G para acesso à internet. O número sobe para 72% quando se consideram apenas as de grande porte. 


Na internet, as atividades mais comuns para os empregados são se comunicar por e-mail (98%) e fazer pesquisas na web (91%). Além disso, 55% das empresas têm site na web, número que varia bastante com o porte da organização.

Entre as pequenas, a proporção das que possuem site é 48%. Entre, as médias, é 74% e, entre as grandes, 87%. O site quase sempre é usado para fornecer informações institucionais. Só 21% têm sistemas de comércio eletrônico e apenas 14% aceitam pagamento online. 

As redes sociais ainda não fazem parte do dia-a-dia da maioria das empresas brasileiras. Entre as consultadas na pesquisa, só 36% têm perfil em alguma rede. É outro número que varia com o porte: 33% nas pequenas, 43% nas médias e 50% nas grandes.

Das que estão presentes em redes sociais, 78% publicam notícias relacionadas à empresa e 74% respondem a comentários e dúvidas do público. O relatório completo pode ser visto no site do Cetic.br.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaInternetInternet móvelRedes sociais

Mais de Tecnologia

'Uber da polícia': app permite que milionários contratem policiais de folga para segurança privada

JD.com intensifica investimentos em inteligência incorporada com novas startups

Com reforma tributária, Serpro se prepara para processar 800 bilhões de operações por ano

Apple prepara iPhone dobrável e acende esperança em mercado que deve encolher 4%