Crianças e adolescentes de 2 a 15 anos foram incluídos na soma pela primeira vez (Patricia Dekker / SXC)
Maurício Grego
Publicado em 15 de dezembro de 2012 às 12h14.
São Paulo — O Ibope acaba de divulgar seus números sobre a internet no Brasil referentes ao terceiro trimestre. O total de pessoas com acesso à rede no país subiu de 85,3 milhões para 94,2 milhões – graças, em parte, à inclusão de crianças e adolescentes na conta. O número é significativo, já que indica que quase metade da população brasileira está conectada.
Os números anteriores do Ibope consideravam pessoas de 16 anos ou mais com acesso à internet em qualquer lugar (em casa, no trabalho, em LAN houses etc.). Por esse critério, o Brasil teria 85,3 milhões de internautas no terceiro trimestre, número que representa um crescimento de 2,4% em relação ao trimestre anterior e de 8,8% sobre o terceiro trimestre de 2011.
Segundo o Ibope, a inclusão de crianças e adolescentes de 2 a 15 anos na soma foi uma recomendação da unidade brasileira do Interactive Advertising Bureau. Esse público já era contabilizado em relatórios da empresa que consideravam apenas o acesso à internet domiciliar. Agora, ele passa a constar também dos dados do mercado geral.
O Ibope também mediu o número de usuários ativos entre aqueles que têm acesso à internet em casa ou no trabalho. Das 72,4 milhões de pessoas conectadas à rede nesses locais, só 53,6 milhões, ou 74%, usam a internet de fato. Os demais 26% têm acesso, mas não são considerados ativos.
Um dado adicional divulgado pelo Ibope são as categorias de sites que tiveram maior crescimento de acessos. São números que sinalizam a expansão do comércio eletrônico no país. As categorias campeãs são companhias aéreas, com aumento mensal de 11,4%; seguros para compras online, com evolução de 5,4%; e informações e produtos para animais domésticos, com crescimento de 14,1%.