Tecnologia

88% das maiores empresas não têm site móvel

Pesquisa da empresa de soluções móveis Mowa mostra também que 95% das empresas não podem ser consideradas totalmente mobilizadas

mobilidade-jpg.jpg (.)

mobilidade-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - Apenas 12% das 500 maiores empresas brasileiras, excluindo as do setor financeiro, têm uma versão mobile de seu site. Estatísticas reveladas em pesquisa da empresa de soluções móveis Mowa, mostram também que 95% das empresas não podem ser consideradas totalmente mobilizadas. 

Uma presença completa nas plataformas como smartphones e celulares, segundo a pesquisa, envolveria, além do site móvel, o uso do SMS corporativo e aplicativos. Além das 88% que não têm site, 78% não faz uso de SMS e 86% não têm aplicativos próprios."Os resultados mostram que somente 5% das empresas utiliza os três canais, configurando um mal aproveitamento das plataformas móveis", diz Guilherme Santa Rosa, sócio da Mowa.

Das empresas que já implantaram alguma política de comunicação móvel, o meio mais usado é o SMS. Os sites móveis ficam em segundo lugar e os aplicativos ficam só em terceiro. Entre elas, a indústria digital é a que mais emprega pelo menos um dos canais, enquanto a de telecomunicações é a que mais utiliza os três, combinados.

"Mesmo com a alta presença e penetração na vida dos usuários, há uma má compreensão do potencial do mobile pelas empresas. A própria Apple, apesar de ter criado o iPhone, não possui uma versão mobile de seu site", diz ele. O único site da Apple próprio para conteúdo mobile é o MobileMe, que sincroniza conteúdos entre smartphone e web, mas o site principal da companhia não está adaptado para iPhone.

A comunicação mobile pode ser usada por corporações de diversos setores para uma aproximação com os clientes. Numa empresa de táxis, por exemplo, podem ser enviadas SMS para o usuário comunicando a chegada do carro, e uma loja de varejo pode avisar o cliente de descontos que ele desejar receber.

Acompanhe tudo sobre:CelularesIndústria eletroeletrônicaInternetServiços online

Mais de Tecnologia

EUA impõem novas restrições emchips avançados da TSMC para clientes chineses, diz agência

Tencent e Visa lançam pagamento por palma da mão em Cingapura; primeiro mercado fora da China

Mídia programática com influenciadores: o plano da BrandLovrs para distribuir R$ 1 bi em 4 anos

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível