Tecnologia

8 novidades do Android 4.1 Jelly Bean, do Google

O Google liberou a versão final do Android 4.1 Jelly Bean, que começa, agora, a ser distribuída a alguns smartphones e tablets. Veja as novidades

O Android 4.1 Jelly Bean traz um novo assistente de voz, mapas que podem ser consultados sem acesso à internet e outras novidades (Reprodução)

O Android 4.1 Jelly Bean traz um novo assistente de voz, mapas que podem ser consultados sem acesso à internet e outras novidades (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 10 de julho de 2012 às 17h45.

São Paulo — O Google liberou, nesta semana, o código do Android 4.1 Jelly Bean. A nova versão do sistema operacional, apresentada em junho durante o evento Google I/O, é parecida com o Android 4.0 Ice Cream Sandwich. O Jelly Bean, porém, traz novidades tanto na interação com o usuário como nas tecnologias que ficam ocultas no sistema e tornam o uso do smartphone mais agradável.

É possível instalar a nova versão no smartphone Galaxy Nexus e no tablet Nexus 7. O Google também promete liberar, em breve, arquivos de instalação para o smartphone Nexus S e o tablet Motorola Zoom. Já a chegada a outros dispositivos depende dos respectivos fabricantes. Confira oito novidades do Jelly Bean.

1 Widgets espertos

Os widgets exibidos na tela inicial do Android ficaram mais espertos. Na edição Jelly Bean, quando um widget é colocado na tela, os outros se movem para liberar espaço, mais ou menos como acontece com os apps no iPhone. Se o widget for grande demais, ele será redimensionado para que caiba na tela do Android.

2 Mapas offline

O Google Maps ganhou um modo offline. Ele permite baixar os mapas de uma determinada área e armazená-los no smartphone. Assim, é possível consultá-los mesmo que não haja acesso à internet. É um recurso muito bem vindo para quem viaja a outro país. Os mapas podem ser baixados em casa ou no hotel, via Wi-Fi, para ser usados depois, na rua. Assim, evita-se pagar as exorbitantes tarifas cobradas pelas operadoras pelo roaming de dados.

3 Notificações que funcionam

O recurso de notificação do Android, que emite avisos ao usuário, ganhou um upgrade. Agora, é possível responder às notificações tocando nelas. Se houver um aviso de uma ligação telefônica perdida, por exemplo, basta tocar nele para ligar de volta.

4 Animações mais naturais

O Google melhorou a exibição de gráficos animados no Android. Agora, virar páginas deslizando os dedos pela tela traz uma sensação mais natural, já que as animações ficaram mais fluidas. O Google usa dois termos curiosos para descrever esses melhoramentos: buttery graphics (gráficos amanteigados) e silky transitions (transições sedosas). O vídeo abaixo mostra os mesmos gráficos sendo exibidos no Android Ice Cream Sandwich e no Jelly Bean. Veja a diferença:

https://youtube.com/watch?v=V5E5revikUU%3Frel%3D0


5 Um toque nas fotos

O visualizador de fotos é outro item aperfeiçoado. No Android Jelly Bean, basta deslizar o dedo pela tela para ir vendo as imagens. E, para eliminar uma delas, pode-se movê-la para fora com o dedo. As funções de edição e compartilhamento também ganharam um polimento.

6 Ditado sem internet

O Google diz que os dicionários usados para facilitar e conferir a digitação de palavras estão mais flexíveis e precisos. O recurso de ditado, que permite falar as palavras em vez de digitá-las, também melhorou. Agora, não é mais necessário ter uma conexão de dados para usá-lo.

7 Imagens via NFC

Usuários de smartphones com conexão NFC podem transferir rapidamente imagens e vídeos de um aparelho a outro. Basta aproximar dois smartphones ou tablets e tocar no item a ser transferido. O NFC também é usado para estabelecer, instantaneamente, uma conexão via Bluetooth. Basta aproximar dois dispositivos com Bluetooth para conectá-los.

8 Google Now ajuda nas buscas

O Android ganhou um assistente para buscas por voz, o Google Now, que é parecido com a Siri, da Apple. Além de fazer pesquisas na web, o assistente fornece informações relacionadas diretamente com o usuário, como o horário de algum voo reservado por ele ou as condições do trânsito em seu caminho para o trabalho. Algumas dessas informações são exibidas automaticamente em cartões virtuais na tela. O vídeo abaixo (em inglês) apresenta esse recurso.

https://youtube.com/watch?v=pPqliPzHYyc%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaNexusSmartphonesTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Galaxy S24 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro ou 15 Pro Max: qual vale mais a pena na Black Friday?

Xiaomi Poco X6: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

Moto G24 Power: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?