Tecnologia

72% dos brasileiros acessam o Facebook diariamente

Pesquisa aponta Facebook e Orkut como principais meios de comunicação entre os brasileiros na internet

Rede mais visitada no Brasil é o Facebook (86%), seguido pelo Orkut (63%), Google+ (33%) e Twitter (32%) (Getty Images)

Rede mais visitada no Brasil é o Facebook (86%), seguido pelo Orkut (63%), Google+ (33%) e Twitter (32%) (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2012 às 12h36.

Rio de Janeiro - Entre os internautas brasileiros, 95% acessaram ao menos uma rede social no período de 30 dias. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Hi-Mídia em parceria com a M.Sense com 484 usuários em todo o país, durante o mês de março. O estudo mostra que a rede mais visitada é o Facebook (86%), seguido pelo Orkut (63%), Google+ (33%), Twitter (32%), LinkedIn (22%), Badoo (16%) e Sonico (10%).

Deste percentual, 72% dos internautas entram no Facebook pelo menos uma vez por dia, seguido pelos usuários do Orkut, em que 41% acessam diariamente, enquanto 39% se conectam no Twitter e 28% no LinkedIn com a mesma frequência. Em relação ao local de acesso, a casa dos usuários é o principal ponto, no entanto, o LinkedIn é a rede social mais visitada no ambiente do trabalho (40%), em sequência aparecem o Twitter (37%), Facebook (35%) e Orkut (22%). Já por meio de dispositivos móveis quem está em primeiro é o Twitter, com 25%.

O estudo também apresenta que as redes sociais facilitam o relacionamento dos consumidores com as marcas. Mais da metade (65%) dos usuários comentam sobre a compra de algum produto ou serviço nas redes sociais. No Facebook, 57% das pessoas curtem alguma marca ou produto, com o principal intuito de receberem novidades (65%). Pelo Twitter, 41% dos usuários seguem uma marca e o objetivo da maioria (78%) é buscar por promoções.

Dos entrevistados, 16% afirmaram curtir a página da Nike. Outras marcas mencionadas foram L’Oréal (8%), Nokia (8%), Skol (7%), Coca-Cola (6%), Samsung (6%) e Sony (6%). Entre os produtos e serviços mais comentados nas redes estão os do setor de informática (57%), seguidos por eletrônicos (52%), livros e telefonia (empatados 38% cada), eletrodomésticos (36%) e diversão (34%).

O levantamento abordou ainda as diferenças dos usuários no Facebook e no Twitter. No Facebook, os internautas acessam a rede para se comunicarem com familiares e amigos (81%) e acompanhar o que acontece com seus contatos (59%). Para os seguidores do Twitter, os motivos são se atualizar com notícias (58%) e ler sobre assuntos que interessam (51%).

O estudo aponta que os internautas no microblog têm um perfil maior de espectadores (53%), isto é, só olham o que está acontecendo, enquanto os do Facebook, em grande parte (55%), são participantes, compartilham conteúdo e interagem.

Ainda de acordo com a pesquisa, 40% dos usuários do Facebook se sentem expostos na rede social, ao passo que apenas 26% têm a mesma sensação no Twitter. Em comparação com a influência do comportamento nas redes sociais no trabalho, 61% dos usuários do microblog concordam que atrapalha, contra 56% do Facebook. Questionados sobre se cada plataforma é adequada para discussões de cunho político e assuntos sociais, 60% das pessoas no Twitter concordaram, ante 56% no Facebook.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetRedes sociais

Mais de Tecnologia

China estabelece metas ambiciosas para expansão do comércio digital até 2035

Próxima geração do sistema beidou será concluída até 2035, anuncia China

iPhone 13 512gb está no menor preço em 6 meses; veja ofertas da Black Friday

iPhone 14: vale a pena na Black Friday?