Tecnologia

7 truques úteis do WhatsApp que talvez você não conheça

Economizar dados, achar mensagens antigas com mais facilidade, ter privacidade e mais...


	Whatsapp: você pode usar negrito, itálico e riscar palavras
 (Justin Sullivan/Getty Images)

Whatsapp: você pode usar negrito, itálico e riscar palavras (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 18h43.

Dá para acreditar que o WhatsApp está em nossas vidas há apenas cinco anos? Às vezes é difícil lembrar de como era a vida sem ele, numa época longínqua em que a gente usava os telefones para... falar! Agora é difícil encontrar alguém no Brasil que não use esse aplicativo para trocar mensagens, mandar nudes fotos, receber notícias e até - por que não? -  falar.

Para aproveitar o app ao máximo, separamos sete dicas de ouro, que talvez você ainda não conheça. Tome nota:

1. Você pode favoritar mensagens para achá-las mais facilmente

Você está lá no grupo que marcou uma festa para o fim de semana, e sabe que alguém mandou o endereço de onde vai ser a balada, mas faz uns 4 dias e 653 mensagens já foram enviadas depois dessa... que barra. Se você usar o recurso de favoritar, fica fácil achar essas mensagens importantes.

Para favoritar é fácil: pressione seu dedo em cima da mensagem até aparecer um menu. Daí você clica na estrelinha que fica do lado esquerdo, e pronto.

Para ler as mensagens favoritas, vá em Ajustes e depois em Mensagens Marcadas. Pronto!

2. Desativar o "visto pela última vez" e o sinalzinho de lido

Se você cansou de ser cobrada porque leu uma mensagem e não respondeu, ou se não quer que saibam quando foi a última vez que você ficou online, é fácil. Vá em Ajustes > Conta > Privacidade e lá escolha "Visto por Último - Ninguém" e desative o recibo de leitura.

A única desvantagem é que você também não vai mais ver essas informações dos seus contatos. Privacidade para todos!

3. Ver dia e hora em que suas mensagens foram lidas

Agora, se você é fã dos dois tiquezinhos azuis e vai deixá-los bem onde estão, sabia que dá para descobrir a data e hora exatas que sua mensagem foi lida? Basta deslizar seu dedo sobre a mensagem para a esquerda. Vai abrir um menu com data e hora que a mensagem foi entregue e lida.

4. Descobrir exatamente onde as pessoas estão

Quem nunca ficou com o telefone na mão tentando achar onde os amigos estavam durante o carnaval, ou procurando um bar loucamente? Chega de "É depois da casinha amarela! Aqui em frente ao carro azul!". Basta pedir que eles te enviem a localização, e você recebe um mapinha. Fácil, né?

Para mandar sua localização, basta clicar na setinha que fica do lado esquerdo na conversa, e escolher "Compartilhar localização". Veja se o mapa está correto e clique em "Envie sua localização".

5. Toques diferentes para diferentes conversas

Cada uma das suas conversas pode ter um alerta diferente, assim você sabe ~quem incomoda~ antes mesmo de olhar o celular. É assim: entre na conversa, clique no nome da pessoa ou do grupo e vá em "Notificações".

Lá você pode escolher um som para quando recebe mensagens, e outro para quando a pessoa te liga.

6. Economizar seu plano de dados

Sim. Chega de ficar baixando vídeos pelo WhatsApp com seu 3G ou 4G e ver o limite chegando cedo demais. Vá em Ajustes > Uso de Dados e escolha as coisas que você só quer que sejam baixadas quando estiver conectado no Wi-Fi. Imagens, áudio, vídeos, documentos.

Você pode também reduzir o uso de dados nas ligações.  

7. Você pode usar negrito, itálico e riscar palavras

Se você quer chamar a atenção para algo na sua mensagem, não precisa mais ESCREVER GRITANDO. Pode usar os mesmos recursos que a gente usa em textos normais: negrito, itálico e riscar palavras.

É fácil. Se quiser usar negrito, coloque a palavra (ou a frase) entre asteriscos. Então *este trecho* sairia em negrito no chat. O itálico _é assim com dois underscores, ou underlines_, e o riscado ~é assim entre dois tis~.

Acompanhe tudo sobre:AppsCelularesIndústria eletroeletrônicaWhatsApp

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro