São Paulo -- Nesta semana, testamos o Google Apresentações, o ótimo gerenciador de contatos Contact Box e o Udacity, que oferece dezenas de cursos gratuitos. Também analisamos Equipamentos Públicos (o nome não tem charme, mas o app é útil), Firechat, Weekdone (nesta foto) e o inovador Noti:Do. Confira a seguir, na galeria de apps da semana.
Grátis, em português, para Android e iPhone Contact Box é um gerenciador de contatos versátil para uso pessoal ou profissional. Ele permite criar listas específicas para família, amigos, clientes e outras categorias de contatos. As listas podem ser compartilhadas com outras pessoas, o que é interessante para grupos de trabalho e até para a família. Os dados são sincronizados via internet, mas também ficam disponíveis com o smartphone desconectado. Só sentimos falta de uma versão na web, para uso em PCs.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Udacity oferece dezenas de cursos gratuitos sobre tecnologia da informação, inteligência artificial, desenvolvimento de software, estatística e até psicologia. Eles são dados por especialistas de empresas como Facebook e Google e de universidades como a Georgia Tech. O app dá acesso aos cursos online e permite baixar lições para estudar offline. Além do app básico, que dá acesso a todo o catálogo de cursos, há outros específicos para aprender programação e outros temas.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Apresentações, lançado nesta semana, vem expandir o portfólio de apps do Google que trabalham com o Google Drive (que já inclui os apps Documentos e Planilhas). Ele permite que o usuário visualize, crie e edite apresentações no smartphone ou tablet. Com o app, podem-se abrir arquivos que estejam no Google Drive ou armazenados no próprio dispositivo. Os recursos de edição são muito básicos, e perdem para os do aplicativo equivalente na web. Não é possível inserir fotos ou gráficos no app, por exemplo.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e na web Você quer saber onde fica o cartório mais próximo, o posto de saúde, o escritório do Procon, da Receita Federal ou da Previdência Social? O app Equipamentos Públicos pode ajudar. Ele extrai essas informações do site Dados Abertos, do Governo Federal, e as apresenta num mapa ou numa lista. O app funcionou bem em nosso teste. Mas seria mais útil se incluísse mais endereços, como os de delegacias e agências dos Correios.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e PCs (extensões para Chrome e Firefox) Weekdone é um gerenciador de tarefas para grupos de trabalho. Ele permite distribuir tarefas e metas aos membros do grupo e acompanhar sua execução. Cada pessoa reporta seu avanço e pode fazer perguntas e comentar os relatos dos demais. O Weekdone envia relatórios por e-mail e avalia o desempenho da equipe com base nas tarefas concluídas. O app, que também pode ser usado individualmente, é grátis para grupos de até três pessoas. Além desse limite, há uma assinatura mensal.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Firechat é app de bate-papo que funciona tanto via internet como num esquema de rede ponto a ponto. Ele pode transmitir mensagens entre smartphones e tablets próximos (até a algumas dezenas de metros) mesmo que esses aparelhos não estejam conectados à internet. Assim, o Firechat pode ser usado como uma espécie de walkie-talkie. O app lembra as salas de bate-papo que, uma década atrás, faziam sucesso nos portais da web brasileira.
0,99 dólar, em inglês, para iPhone O Noti:Do oferece uma maneira inovadora de criar uma lista de tarefas. Cada item acrescentado à lista vai para a área de notificação do iPhone. Basta deslizar o dedo para baixo (inclusive na tela bloqueada) para ver a lista sem abrir o app. É quase como se você tivesse grudado um Post-It no smartphone. No app, é possível marcar tarefas como concluídas (fazendo-as sumir da lista) ou editá-las.
9. Agora veja apps para enviar fotos, passear, interagir nas redes sociais, ouvir música, viajar, organizar o smartphone e acompanhar a Copa:zoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão