São Paulo -- Confira sete bons apps para smartphones e tablets que testamos nesta semana: SlideShare, Voto a Voto, SwiftKey (nesta foto), LastPass, LensFlare, Fancy e Twitch.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O SwiftKey é um teclado inteligente, que monitora o que o usuário escreve e aprende sobre seus hábitos de escrita. Com base nisso, ele sugere palavras para completar a frase e, assim, agilizar a digitação. O SwiftKey é popular entre os usuários de Android. Já no iPhone e no iPad, teclados desse tipo passaram a ser aceitos somente após a atualização para o iOS 8, que também trouxe o teclado preditivo QuickType, da própria Apple. Em nosso teste, tivemos a sensação de que o SwiftKey funciona melhor que o QuickType, oferecendo sugestões de palavras mais corretas.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone e na web O site de compartilhamento de apresentações SlideShare acaba de ganhar seu primeiro app para iOS, que vem se juntar à versão para Android, lançada em agosto. Os apps vêm com a marca do LinkedIn, que comprou o SlideShare em 2012. Eles permitem ver suas apresentações e o conteúdo público armazenado lá. Também possibilitam salvar apresentações no smartphone para ver offline. O app para iOS não está otimizado para uso no iPad, mas o site na web funciona bem em tablets.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Voto a Voto tem como objetivo auxiliar os eleitores a ficar de olho em seus candidatos. O app é simples e prático. Após as eleições, basta registrar qual foi seu candidato escolhido para os cargos em jogo. Depois disso, é possível consultar notícias e dar sua opinião sobre o trabalho do político — caso ele tenha sido eleito, é claro. O app também fornecerá os contatos oficiais para o caso de o eleitor querer entrar em contato com seu representante.
Grátis (com assinatura paga), em português e inglês, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone O LastPass é um dos mais conhecidos gerenciadores de senhas no mercado. Como outros apps do gênero, ele guarda as senhas numa espécie de cofre virtual. Assim, você só precisa decorar a senha mestra que abre o cofre. O LastPass tem seu próprio browser para acesso a sites que exigem senha. Ao usá-lo, a autenticação nos sites é automática. Há também uma área para armazenamento de informações pessoais, que ficam criptografadas. Pode-se usar o app gratuitamente por duas semanas. Depois, pagam-se 11,99 dólares por ano.
1,99 dólar (temporariamente grátis), em inglês, para iPhone Lens Flare é um ótimo app para quem gosta de brincar com efeitos visuais em fotos. Sua função básica é acrescentar, à imagem, brilhos que normalmente são produzidos pela reflexão da luz nas lentes – o chamado “flare”. O app oferece 96 efeitos desse tipo e permite empilhar vários deles em camadas. Também tem 16 filtros fotográficos (similares aos filtros físicos) e 16 texturas que podem ser aplicadas às imagens. A qualidade dos efeitos é muito boa. O app ainda inclui alguns ajustes básicos e uma ferramenta para recorte das imagens.
Grátis, em inglês, para Android, iPhone/iPad e na web O Twitch é uma espécie de YouTube para jogos digitais. Fenômeno de audiência na internet, ele foi notícia em agosto, quando foi comprado pela Amazon por quase 1 bilhão de dólares. Os apps permitem ver alguns dos melhores jogadores do planeta em ação e aprender com eles. Há canais dedicados a dezenas de jogos, incluindo League of Legends, FIFA 15, Minecraft e Clash of Clans. Você também pode trocar mensagens com outros usuários e compartilhar seus próprios jogos. O app pode até ser configurado para avisar quando começar uma determinada transmissão ao vivo.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone O Fancy funciona como uma loja onde os itens nas prateleiras virtuais são escolhidos pelos usuários. Há, nele, roupas, calçados, peças de decoração, aparelhos eletrônicos e outros objetos. Eles estão à venda no próprio app, mas são enviados do exterior (o que significa que há cobrança de frete internacional e pode haver imposto de importação). Cada pessoa pode assinalar (“fancy”) os itens que achar interessantes, montando um catálogo pessoal com eles.
9. Agora veja apps para criar vídeos, compartilhar dicas, fazer anotações, enviar arquivos, entrar em forma, fotografar e votar:zoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão