São Paulo -- Nesta última galeria de apps da semana de 2014 temos como destaque o game SimCity, que chegou recentemente aos dispositivos móveis; e o Offtime, que vai te ajudar a ficar longe do smartphone. Também testamos o Brushstroke, que transforma fotos em pinturas; o Indiegogo, app da plataforma de financiamento coletivo; o My Diet Diary, que deve auxiliar quem quer perder peso; o navegador com foco em privacidade Ghostery; e o Cram, que vai cortar suas fotos e desocupar a memória do smartphone.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad A desenvolvedora EA Games fez uma versão do famoso SimCity para dispositivos móveis. A base do game é a mesma de todos os outros da série, é preciso construir e gerenciar uma cidade. O jogo é de graça, mas é possível adquirir vantagens dentro do game que irão facilitar a vida do prefeito. Isso, é claro, custa dinheiro da vida real. O jogo foi lançado recentemente e já faz sucesso nas lojas virtuais de apps.
Grátis, em inglês, para Android O Offtime é o app certo para quem acha que passa tempo demais no smartphone. Ele gera informações sobre o uso do aparelho ao longo do dia. Ele mostra, por exemplo, quantas vezes o usuário destravou o gadget. Ele também exibe quais são os apps mais usados e os contatos com mais interação (nesse caso ele conta apenas ligações e trocas de SMS). Ele tem uma espécie de pontuação que vai de 0 a 100, sendo 100 o cenário de menor dependência do smartphone. É possível pedir para o app informar ao usuário quando ele estiver usando muito o aparelho. Em um cenário extremo, o Offtime pode bloquear o uso do smartphone (mas isso depende de uma autorização do usuário).
Grátis, em português, para iPhone/iPad Brushstroke transforma fotos em pinturas em segundos. Para usá-lo, basta abrir uma foto, recortá-la no formato desejado e aplicar um estilo. Depois, você pode fazer ajustes, selecionar uma moldura e um tipo de superfície para a pintura. Os resultados são muito bons. A imagem pode ser salva e compartilhada nas redes sociais. O app oferece a opção de mandar imprimir a pintura em tela e recebê-la já emoldurada. Mas a empresa que faz esse serviço não atende ao Brasil.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O Indiegogo é o principal competidor do Kickstarter como plataforma de financiamento coletivo para projetos. Mas foi apenas recentemente que o site lançou seu app para Android (ele já existia há algum tempo para iOS). Nele, é possível navegar por projetos que estejam procurando por pessoas abertas a fazer doações. Com um cadastro, o usuário pode buscar coisas interessantes no Indiegogo e adotar alguns dos projetos que mais gostar.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Você quer emagrecer? O ótimo app My Diet Diary pode ajudá-lo. Ele permite registrar os alimentos consumidos, os exercícios físicos, o peso corporal e outros dados. Pode até monitorar seus passos para estimar seu nível de atividade física. Os resultados são exibidos num calendário e representados em gráficos. Assim, fica fácil conferir se você está atingindo seus objetivos. O app ainda dá acesso a um fórum de discussão (em inglês) com salas virtuais dedicadas a temas como alimentação saudável, exercícios e emagrecimento.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Quer manter a privacidade enquanto navega no smartphone? O Ghostery é o app certo para você. Ele protege as informações dos usuários de uma maneira que não acontece com o Google Chrome ou com o Safari. Ele ainda bloqueia anúncios de páginas da internet. Se ainda faltava mais um bom motivo para usar o app, seu ícone é um fantasminha bem simpático.
Grátis, em inglês, para Android Quer diminuir o espaço que suas fotos ocupam no smartphone? O Cram pode ser sua salvação. Ele diminui automaticamente o tamanho (e o peso) das fotografias armazenadas no celular. O uso é simples. Basta selecionar quais as fotos que o usuário deseja diminuir e ele faz todo o trabalho pesado. Ele não apaga as fotos antigas, isso precisa ser feito manualmente. Na versão grátis, existe um limite de 300 fotos. Para tirar o limite é preciso pagar 1,99 dólar.
9. Agora, veja os apps testados na semana passada:zoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão