Tecnologia

7 apps para encontrar seu Android roubado

Selecionamos 7 apps para Android imprescindíveis para quem não quer perder o celular de vista

Apps para Android podem ajudar em casos de perda ou roubo, localizando o smartphone via GPS por serviços online (osde8info/Flickr)

Apps para Android podem ajudar em casos de perda ou roubo, localizando o smartphone via GPS por serviços online (osde8info/Flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2012 às 18h46.

São Paulo - Quem está ansioso para adquirir um novo Samsung Galaxy S III ou outros lançamentos com Android deve também estar atento aos seus recursos de segurança. Afinal, roubos e perdas de smartphones acontecem todos os dias.

Selecionamos 7 apps para Android imprescindíveis para quem não quer perder o celular de vista. Eles podem ajudar em casos de perda ou roubo, localizando o smartphone via GPS por serviços online, e até limpando os dados do cartão de memória do dispositivo remotamente.

1. Prey Anti-Theft

Prey é um dispositivo anti-furto gratuito e de código aberto compatível com Windows, Mac, Linux, iOS e Android. Ele envia relatórios imagens e dados de uso do computador roubado.

O aplicativo é muito leve, tem pouco mais de 2 MB e, depois de ser instalado, roda escondido no computador. Caso ele seja roubado ou perdido, o usuário pode acessar um painel de controle no site do Prey e marcar o dispositivo como perdido.

O programa passa, então, a enviar relatórios periódicos com as informações que o usuário solicita. Entre os dados disponíveis estão a localização do aparelho (rastreado por GPS ou Wi-Fi), screenshot, foto da câmera, informações sobre a rede e programas executados.

Ainda dá para bloquear o uso do dispositivo com senha e fazer soar um alarme no melhor estilo Car System.


2. Android Lost

Descoberto aqui pelo Luiz Cruz, chefe do INFOlab, o Android Lost é um aplicativo gratuito que controla o celular remotamente. E ele faz de tudo: bloqueia o celular, limpa dados, localiza pelo GPS, controla a câmera, acessa mensagens de texto, dispara um alarme, programa o envio de mensagens de texto, entra várias outras coisas.

Além da variedade de recursos, outra característica que impressiona é a rapidez. Ações como ativar ou desativar o GPS e o Wifi, fazer soar o alarme ou exibir uma mensagem na tela demoram poucos segundos para ser executadas quando celular está numa rede Wi-Fi e, mesmo no 3G, o tempo não aumenta tanto

3. Wheres My Droid

O Wheres My Droid permite rastrear smartphones Android perdidos ou roubados pela internet.

Além de oferecer opções para encontrar o smartphone, o Wheres My Droid também permite emitir sons e enviar mensagens de texto para o celular perdido. Ele também conta com proteção por senha para impedir que os aplicativos instalados tenham alguma alteração.

A versão paga do do app ainda oferece opções para bloquear e limpar o cartão SD e os dados do telefone remotamente.


4. Locate My Droid

O Locate My Droid permite consultar a localização de seu smartphone Android pela internet. Com ele, é possível rastrear o celular do navegador em tempo real e em todo o mundo.

Para que o aplicativo comece a funcionar, é preciso que o usuário ative o serviço no smartphone após a instalação.

5. Lookout Mobile Security

O Lookout Mobile Security é, sobretudo, um app de segurança. Ele faz varredura depois da instalação de qualquer aplicação, verifica qualquer download do Android Market, além de executar varredura manual e permitir o agendamento da rotina.

A versão gratuita se encarrega do backup dos contatos no serviço Mylookout.com. Na opção paga é possível guardar também fotos e histórico de ligações, assim como contar com alguns recursos antirroubo.

6. Plan B

O Plan B foi criado pelos mesmos desenvolvedores do app Lookout Mobile Security e funciona como um “Find my iPhone” no Android.

O aplicativo se destaca por ser o primeiro app que pode ser instalado depois do roubo ou perda do smartphone. Assim, o usuário que tem seu celular roubado pode instalar o Plan B e receber a localização dele por e-mail.


Os passos para instalar o Plan B são bem simples. Através da loja de aplicativos Google Play, o usuário instala o aplicativo utilizando sua conta. O aplicativo será automaticamente executado e enviará a localização do smartphone para o Gmail do internauta.

Utilizar o aplicativo é bem simples. Contudo, é preciso ter contas no Android Market e Gmail para que ele funcione.

7. CeluLoc

O CeluLoc, aplicativo brasileiro de localização, traz a maior gama de recursos para ajudar na recuperação do smartphone e para outros usos. Além de mostrar o aparelho no mapa, é possível receber alertas quando um smartphone saiu de determinada área do mapa, o que pode ser útil para detectar sequestros ou para monitorar crianças. Também dá para eliminar todos os dados do aparelho remotamente.

Não é preciso ter medo de perder tudo por acidente, já que o próprio CeluLoc faz o backup periódico desses dados. O programa ainda guarda todas as chamadas efetuadas no smartphone, assim como mensagens SMS trocadas.

Para completar o monitoramento total do aparelho, há o recurso Callback. Ele força o smartphone a ligar para um número indicado pelo dono. Com isso, é possível ouvir o que se passa ao redor do aparelho. O aplicativo funciona em Android e Symbian S60, custando 39,99 reais por ano.

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsCrimeGoogleIndústria eletroeletrônicaseguranca-digitalSmartphones

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes