São Paulo – O destaque na nossa galeria de aplicativos desta semana é o Tidal, serviço de streaming de músicas e vídeos recém-chegado ao Brasil e que tem o rapper Jay-Z como dono. Ele oferece músicas em alta qualidade, sem qualquer compressão. Também temos na galeria o Apple News, app para leitura de notícias no iPad ou iPhone, além de outros cinco aplicativos. Veja a seguir.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Tidal é o mais novo serviço de streaming a chegar no Brasil. Ele ganhou notoriedade após ter sido adquirido pelo rapper Jay-Z. Seu principal apelo é por oferecer músicas em alta qualidade, sem qualquer compressão. A empresa afirma que, com isso, a qualidade fica no mesmo nível de um CD ou disco de vinil. O serviço HIFI é mais caro e sai por 29,80 reais por mês. O serviço premium (sem anúncios, mas sem música sem compressão) é mais barato e sai por 14,90 reais mensais. Além de músicas, o Tidal reúne vídeos e conteúdo exclusivo. Veja mais informações nesta matéria.
Grátis, em inglês, para iPhone/iPad O News é um dos mais recentes aplicativos da Apple. Ele foi lançado como parte do iOS 9, disponibilizado para download recentemente. A proposta do aplicativo é servir como uma central de leitura de notícias para o usuário. Ao usar pela primeira vez, é preciso colocar assuntos de interesse, além de sites jornalísticos preferidos. Algo bacana é que o app não muda a aparência do site original, mantendo, por exemplo, a tipografia usada. O ponto negativo do app é que seu conteúdo é todo em inglês. Por conta disso, ele ainda não está disponível para usuários brasileiros. É preciso mudar a região do iPhone ou iPad para ter acesso ao aplicativo. Para mais informações, veja essa matéria.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad O BuzzFeed é mais conhecido por suas listas e postagens bem-humoradas. Mas ele não é feito somente disso. Uma parte do site é dedicada a notícias e jornalismo. Este novo app da empresa foca exatamente nesse tipo de conteúdo. Ele exibe só as notícias publicadas no site. A leitura é feita dentro do próprio app. Por lá, também é possível compartilhar os textos usando redes sociais e outros apps.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad Need for Speed: No Limits é o novo jogo da EA Games para smartphones. Ele se passa no universo dos games da série Need for Speed. O jogador deve ir evoluindo em uma carreira de piloto de rua. Cada corrida dá benefícios como mais experiência, peças para melhorar o carro e até mesmo veículos novos. Os gráficos do jogo são bem bacana. O problema é que, como era de se esperar, ele gasta bastante bateria do smartphone. Talvez ele não funcione bem com smartphones mais simples, com processadores menos potentes.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone/iPad Já ouviu falar da Khan Academy? É uma fundação sem fins lucrativos com objetivo de disseminar conhecimento. Recentemente, eles lançaram o app com seu acervo de conteúdo para o sistema Android. Estão disponíveis milhares de textos, vídeos e fotos para quem quiser aprender um pouco sobre qualquer assunto. O conteúdo vai de matemática básica, até história da arte. Infelizmente, todo o material está disponível somente em inglês (no iOS, tem conteúdo em português).
Grátis, em português, para Android O S Health é o app de atividades físicas e controle de saúde da Samsung. Antes, ele estava disponível exclusivamente para usuários de smarpthones da empresa. Agora, em um movimento de abertura, a Samsung oferece o app para qualquer usuário de Android. Com um design bacana e intuitivo, ele oferece recursos como contagem de passos e monitor de sono. É possível colocar objetivos e acompanhar a evolução ao longo do tempo no app. Ele também serve para controle de alimentação – um recurso simples desse tipo é de contagem de cafeína.
Grátis, em inglês, para Android O ClearLock é o app certo para quem quer ser obrigado a atingir outro nível de produtividade. Com ele, o usuário pode bloquear apps que tirem o foco de uma certa tarefa. Uma lista mostra todos os aplicativos instalados – o usuário pode selecionar aqueles “inimigos da produtividade”, como redes sociais, jogos, etc. Depois disso, basta regular o tempo para que o ClearLock fique funcionando. Mas, atenção: uma vez funcionando, os apps ficam realmente inativos. É preciso reiniciar o smartphone para ter acesso novamente, em caso de emergência.