Tecnologia

60% dos japoneses são a favor da caça à baleia, diz pesquisa

A pesquisa de opinião, feita no fim de semana pelo jornal liberal Asahi Shimbun, mostra que 60% das 1.756 pessoas ouvidas apoiam o programa de investigação.

baleia (Getty Images)

baleia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2014 às 07h36.

Seis em cada dez japoneses apoiam o programa de caça à baleia no país, mas apenas 14% admitem comer carne de baleia, de acordo com os resultados de uma pesquisa divulgada hoje (22).

O trabalho é apresentado menos de um mês depois de o Tribunal Internacional de Justiça ter determinado o cancelamento do programa dos baleeiros japoneses na Antártica, por considerar uma atividade comercial disfarçada de missão científica com vista a contornar a lei internacional.

A pesquisa de opinião, feita no fim de semana pelo jornal liberal Asahi Shimbun, mostra que 60% das 1.756 pessoas ouvidas apoiam o programa de investigação, contra 23% que se manifestaram contra.

Questionados sobre a regularidade com que comem carne de baleia, apenas 4% disseram "às vezes", enquanto outros 10% disseram fazê-lo "muito raramente".

Cerca de metade dos entrevistados (48%) disse não comer "há muito tempo", enquanto 37% nunca sequer provaram. Embora não seja difícil de encontrar no Japão, a carne de baleia não é um elemento regular da dieta japonesa.

A pesquisa foi feita um dia depois de o Japão ter dito que vai redesenhar a sua missão de caça à baleia na Antártica, a fim de a tornar "mais científica", e confirmado que pretende prosseguir, porém, com a atividade de investigação no Pacífico Norte, para onde devem zarpar, no próximo sábado (26), os baleeiros japoneses, iniciando a campanha anual.

Além desse segundo programa de pesca científica, o Japão continua a capturar, para fins comerciais, espécies menores de cetáceos, incluindo golfinhos.

*Com informações da Agência Lusa

Acompanhe tudo sobre:ÁguaINFOMeio ambiente

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro