São Paulo – A primeira atitude tomada por alguém que pretende viajar, seja sozinho ou acompanhado, é pesquisar. Quanto mais se conhece sobre um destino, mais fácil é organizar a compra de passagens, realizar a reserva da hospedagem e montar um itinerário – de preferência bem flexível - com as atrações principais. Existem vários sites que podem ajudar nessa tarefa. Alguns contam com dicas sobre os principais pontos turísticos de cidades badaladas. Outros, porém, têm o objetivo de levar uma simples viagem a outro nível, no qual a visita a um lugar fora do roteiro convencional pode mudar a maneira como o viajante encara novas experiências. EXAME.com selecionou 6 opções, entre sites em inglês e português, que oferecem serviços práticos ou informações curiosas sobre o destino escolhido. Confira clicando nas imagens:
O World Hum é projeto pessoal de dois jornalistas especializados em viagem, os americanos Jim Benning (ex- National Geographic Adventure) e Michael Yessis (editor de projetos especiais do USA Today). O objetivo do site é ambicioso: publicar as melhores histórias de viagem da internet. E basta uma lida despretensiosa para concluir que, de fato, o World Hum reúne relatos incríveis e que vão além de um guia prático e convencional para viajantes. No site é possível encontrar histórias de pessoas de todo o mundo sobre experiências únicas, frutos de viagens. Um exemplo é uma entrevista com o autor Doug Mack, do livro “Europe On 5 Wrong Turns a Day: One Man, Eight Countries, One Vintage Travel Guide”, na qual ele conta como foi viajar pelo velho continente com um guia turístico de 1963. Mas esta é apenas uma das dezenas de causos interessantes publicados no site. Para quem quer inspiração para planejar uma grande viagem, daquelas que vão além do mero turismo, o World Hum é um ótimo ponto de partida.
O Trippy é um site com foco em viagens e muito parecido com o Pinterest. Nele, usuários publicam imagens sobre todos os aspectos de uma viagem, como pontos turísticos, restaurantes e hotéis, organizando-as em “boards”. As belíssimas fotos, colocadas lá pelos próprios usuários, fazem do Trippy uma excelente opção para quem busca inspiração para definir o próximo destino. Depois de se cadastrar, a pessoa irá navegar pelas categorias referentes a diferentes cidades, marcando as imagens da mesma maneira que se “alfineta” uma referência no Pinterest. São três botões: “want”, para classificar um local como desejado, o “been”, para mostrar onde já esteve, e o pin convencional, para adicionar a imagem em um “board”. O site tem uma proposta colaborativa que pode ajudar, e muito, a organização de uma viagem. Ele permite que o usuário escolha um destino e crie o itinerário com base nos locais mais populares do Trippy. Tudo pode ser compartilhado no Facebook e Twitter para que amigos também participem do planejamento.
O site de passagens aéreas Kayak é mais que uma ferramenta para comparar preços entre diferentes companhias. Ele também compara os valores dos bilhetes entre outros sites da categoria, como Orbitz, Travelocity e Expedia. Além de mostrar o preço da tarifa de todas as aéreas que fazem o trajeto, o Kayak também apresenta de maneira clara outras informações pertinentes à viagem, como duração do voo. Outra funcionalidade bacana do Kayak é para viajantes que tem o itinerário flexível. Ele oferece um gráfico com as datas do mês nas quais as passagens são mais baratas. O Kayak também oferece a possibilidade de reserva de hotéis. Ao realizar a busca, o usuário pode optar por filtrar os resultados segundo críticas deixadas por outras pessoas em sites como o Trip Advisor e Lonely Planet, por exemplo. Uma opção com função similar e em português é o Decolar.com. O site também compara preços e oferece as melhores opções segundo as preferências do passageiro. Ao clicar em um voo, o usuário tem acesso a avaliações, feitas por outras pessoas, em relação ao serviço da aérea durante o voo e no aeroporto.
5. Para escolher hotéis de luxo: Mr %26 Mrs Smithzoom_out_map
5/7(Reprodução)
Muito antes do filme estrelado pelo casal de atores Brad Pitt e Angelina Jolie, o site Mr & Mrs Smith já era sucesso entre o público do turismo de luxo. Sua ideia é reunir o que há de melhor e mais exclusivo em todo o mundo. Para isso, o site reúne dezenas de hotéis em todo o planeta, localizados em badaladas capitais ou destinos exóticos. Nele é possível escolher e reservar hospedagem de acordo com o perfil da viagem. De acordo com o site, cada um dos estabelecimentos é visitado anonimamente e o resultado são críticas bem escritas, elaboradas pela equipe do site ou convidados. Além das reservas, também é possível se associar ao Mr & Mrs Smith. O site oferece benefícios como descontos nas diárias, por exemplo. Tudo vai depender do tipo de afiliação escolhida, que pode ser gratuita ou paga.
Para quem não faz questão de grandes luxos, vai viajar sozinho, em grupo ou com pouco dinheiro, se hospedar em albergues é uma excelente opção. Existem alternativas para todos os gostos e bolsos, em dezenas de cidades em todo o mundo. O site Hostelworld é um dos melhores quando o assunto é encontrar o melhor estabelecimento para este tipo de hospedagem. De acordo com o próprio Hostelworld, o site conta com um portfólio de mais de 27 mil albergues espalhados por 180 países. No site, disponível também em português, é possível escolher e reservar o local favorito, de acordo com críticas feitas por outras pessoas, valores das diárias e outras preferências. Quem reservar pelo site pode ainda ter acesso a promoções exclusivas como descontos para quem vai viajar em grupo com 9 ou mais pessoas, por exemplo.
7. Para visitar lugares inusitados: Atlas Obscurazoom_out_map
7/7(Reprodução)
O Atlas Obscura é o site ideal para os viajantes em busca de atrações que vão além dos pontos turísticos mais populares de uma cidade. O site, como o próprio nome diz, é um atlas que reúne o que existe de mais bizarro e curioso ao redor do mundo. O projeto foi concebido em 2009 pelos americanos Joshua Foer e Dylan Thuras e é um espaço colaborativo, no qual todos são convidados a incluírem novas informações e também editar o que já está publicado. Um exemplo de atração ”curiosa”, por exemplo, e que fica em uma capital badalada é o Pêndulo de Foucault, localizado no Panteão de Paris. Fixado ao teto do prédio, o pêndulo foi um experimento do físico francês para mostrar a rotação da Terra.