São Paulo - Nesta semana, a Apple mostrou seu novo sistema para dispositivos móveis, o iOS 8. O sistema deve chegar ainda neste ano para as telas dos iPhones e iPads. Entre os novos recursos mostrados por Tim Cook e companhia, alguns parecem ter buscado inspiração em um outro sistema: o concorrente Android. Veja a seguir, seis destes recursos que parecem ter saído do Android e invadido o iOS.
Uma das grandes novidades para faciliatar a vida dos usuários de iOS é poder interagir com um app na central de notificações. No Android, desde a versão 4.1 é possível fazer interações com os apps sem que seja necessário abrir o programa (é possível curtir e retuítar mensagens do Twitter, por exemplo).
Vamos lá, até o nome já dá a dica de qual pode ter sido a inspiração. iCloud Drive lembra um pouco Google Drive. O aplicativo que virá no iOS 8 (e terá também versão para computadores Mac) servirá para armazenar qualquer tipo de arquivo para que eles possam ser acessados de gadgets como iPhone e iPad. Além do próprio Google Drive, o app Dropbox também já trabalha da mesma forma.
A Apple fez duas grandes jogadas com o teclado do iOS em um mesmo dia. Primeiro anunciou o QuickType, um sistema de predição de digitação (recurso que já faz parte do teclado nativo do Android há algum tempo). Depois anunciou que abrirá o teclado para apps de terceiros. Isso implica permitir que usuários baixem teclado como o SwiftKey e o Swype. Isso também não é novidade no Android.
Quando a Motorola ainda era comandada pelo Google, a empresa lançou o Moto X. Um dos diferenciais do smartphone era que ele está sempre ouvindo. Basta dizer "Ok, Google Now" e dar um comando de voz. Nesta semana, a Apple anunciou algo revolucionário sobre a Siri. A assistente pessoal do iOS estará sempre ouvindo no iOS 8. A ideia toda não é longe do que o Android já fazia no Moto X. Até a frase para dar ordens, "Hey, Siri", não é muito diferente do "Ok, Google Now".
Com o lançamento do iOS 8, a App Store (a loja de aplicativos do Apple) também será reformulada. Uma das novidade é que, além das imagens, os desenvolvedores poderão colocar vídeos para demonstração de um aplicativo. Para os usuários de Android, o recurso não é novo. No sistema do Google, já é possível assistir a vídeos antes de baixar um app para ver como ele funciona e quais são os seus recursos.