Projeto Bit Harvester, desenvolvido no Quênia, quer levar energia renovável para comunidades carentes do país (Getty Images)
Gabriela Ruic
Publicado em 21 de maio de 2012 às 15h38.
São Paulo – Foram anunciados os vencedores do International Space Apps Challenge, maratona de desenvolvimento tecnológico na qual as equipes foram desafiadas a criarem aplicativos para solucionar problemas relacionados à exploração do espaço e necessidades sociais do planeta. O evento é uma iniciativa da NASA e do Open Governement Partnership, projeto do qual o Brasil é parte com mais 50 países, e que tem como finalidade tornar os governos mais transparentes.
A maratona durou apenas dois dias (21 e 22 de abril) e envolveu dezenas de pessoas mundo afora, além de participantes baseados na Antártica e até mesmo a Estação Espacial Internacional. Para a criação dos apps as equipes deveriam usar e explorar informações espaciais, disponíveis para público geral e coletados ao longo dos anos por agências de todo o mundo.
Um dos requisitos era que as ideias utilizassem o mínimo possível de recursos financeiros e o máximo possível de criatividade e, ao todo, 6 projetos foram premiados. O próximo passo para os vencedores é receber suporte da Innovation Endevours, empresa de startups fundada pelo ex-CEO do Google Eric Schmidt, para que consigam tirar suas ideias do papel.
Confira abaixo os vencedores em cada categoria:
Mais inspirador – Planet Hopper
A ideia do Planet Hoper é tornar acessíveis ao público informações compiladas pela sonda espacial Kepler sobre planetas que não orbitam o sol, os exoplanetas. O projeto de app para web permite procurar por tais planetas e encontrar informações como, por exemplo, quantos anos uma pessoa teria se tivesse nascido por lá ou quanto tempo demoraria a viagem até ele.
Melhor uso de dados – Vicar2png
A NASA tem milhares de dados sobre o espaço. O problema é que a maioria dos arquivos está em um formato não exatamente popular, o VICAR. Pois o projeto, Vicar2png, criado por uma dupla de americanos, permitirá convertê-lo em PNG, tornando os arquivos mais acessíveis. Uma pessoa poderá então ter em mãos milhares de imagens coletadas pela agência e produzir animações, por exemplo.
Mais promissor – Growing Fruits: Pineapple Project
O projeto foi criado por colaboradores no Chile, Quênia, República Dominicana, Estados Unidos, Reino Unido e participantes virtuais. O objetivo do Pineapple Project é auxiliar os agricultores a encontrarem a melhor opção de frutas segundo análise do ph do solo, clima e outras informações relativas ao seu local.
Mais inovador - Strange Desk
O Strange Desk será um app no qual o público entusiasta da ciência poderá publicar imagens e informações sobre qualquer estranheza encontrada no dia a dia. Por exemplo, a presença de alguma espécie estranha ao local e que pode indicar mudanças em seu comportamento migratório. A ideia é que os dados sejam então analisados por cientistas da NASA e se torne mais uma ferramenta para auxiliar a compreensão das mudanças no planeta.
Impacto Galáctico – Grower’s Nation
Criado por uma equipe baseada em Exeter (Reino Unido) e colaboradores em todo o mundo, o app Grower’s Nation tem como objetivo analisar o potencial de exploração de terras não utilizadas. A ideia do app é reduzir os obstáculos de agricultores para plantação, oferecendo informações para ajuda-los a definir o que será cultivado.
Escolha do público – Bit Harvester
O projeto Bit Harvester é desenvolvido por uma equipe de quenianos e tem como foco levar energia renovável para comunidades carentes do país. A ideia é usar sensores e um sistema de controle remoto que possam transmitir dados e comandos em mensagens de texto. Com isso, empresas vão reduzir custos de operação e podem expandir para áreas mais remotas.