São Paulo -- Nesta semana, revisitamos o Microsoft Office Mobile, que, agora, é totalmente gratuito. Também testamos POP, para projetos de apps; MyFunCity, para interagir com o poder público; TilTheRace, que organiza a agenda dos corredores; e Oi Turista, para viagens internacionais. Fechamos a galeria de apps da semana com um joguinho educativo da fundação SOS Mata Atlântica.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Office Mobile permite editar planilhas do Excel, textos do Word e apresentações do PowerPoint. Os recursos de edição são extremamente limitados. Mas o app pode servir para fazer pequenas mudanças em algum documento longe do escritório e para exibir apresentações. Originalmente, o Office Mobile exigia uma licença do Office 365 para ser usado. Na semana passada, ele passou a ser totalmente gratuito.
Grátis, em inglês, para Android e iPhone Você tem uma ideia de aplicativo para smartphone e quer transformá-la em realidade? O POP permite criar um protótipo rápido para demonstrar o app a investidores e potenciais sócios. Para isso, basta desenhar as telas num papel, fotografá-las e indicar como se comportam. O POP gera imagens interativas que mostram o app em funcionamento. É simples e engenhoso.
Grátis, em português, para Android, iPhone e na web A proposta do MyFunCity é que o cidadão avalie serviços e áreas públicas no local onde vive. Para isto, basta fazer um check-in e dar notas para itens como segurança e transporte. O usuário também pode deixar um comentário ou reclamação e acrescentar uma foto. Por enquanto, o app funciona apenas em São Paulo, mas os autores planejam levá-lo também a outras cidades. Resta saber se os políticos vão mesmo atender às reclamações.
Grátis, em português, para Android e iPhone O TilTheRace lista corridas de rua em diversos países e permite que o usuário inicie contagens regressivas para as provas de que vai participar. Assim, fica mais fácil motivar-se e planejar os treinos. O app também fornece dicas para os atletas. A ideia é ótima, mas há pouquíssimas corridas no app. No Brasil, encontramos apenas a volta à ilha de Florianópolis e um Iron Man no Distrito Federal. E o usuário não pode inserir outras competições no calendário.
Grátis, em português, para iPhone Oi Turista tem a proposta de auxiliar viajantes a encontrar pessoas que falam seu idioma em viagens internacionais. Para usá-lo, é preciso identificar-se com uma conta do Facebook e informar dois idiomas que você conhece. O app mostra, num mapa, pessoas que falam essas línguas e permite trocar mensagens com elas. A ideia é interessante, mas o app ainda tem poucos usuários. Por isso, não espere ver muita gente nele.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O joguinho da ONG SOS Mata Atlântica ensina às crianças como administrar uma pequena propriedade rural de forma amigável ao meio-ambiente. O jogador realiza tarefas como plantar, vender a colheita e recolher o lixo; e pode convidar amigos para ajudá-lo se quiser. A ideia é boa. Mas o jogo é confuso e ainda exige identificação pelo Facebook, algo incompatível com um app infantil (a rede social não aceita pessoas com menos de 13 anos).
Os aplicativos espiões permitem que outros usuários acessem o WhatsApp da vítima. Eles podem ser instalados manualmente ou por meio de downloads de arquivos de fontes suspeitas