São Paulo — Abrimos nossa seleção de apps da semana com o Cidade Legal, que permite denunciar problemas como buracos nas ruas e semáforos quebrados. Testamos as novas versões dos clássicos RunKeeper, Shazam (nesta imagem), Clear e AirBnB, que trazem diversas novidades. Completamos a lista com o Rock Snooze, um despertador para roqueiros.
Grátis, em português, para iPhone e Android A proposta do Cidade Legal é que o cidadão denuncie problemas como buracos nas ruas e semáforos quebrados. Para isso, ele pode fotografar o local, marcá-lo no mapa (a posição é determinada pelo GPS) e postar as informações nas redes sociais. Antes da publicação, o sistema tenta verificar se a denúncia é legítima. A empresa WBF Mobile, que criou o app, diz que está negociando com prefeituras para que recebam as denúncias e tenham a chance de corrigir os problemas.
Grátis, em português, para iPhone/iPad e Android Com mais de 18 milhões de usuários, o RunKeeper é um dos aplicativos mais populares entre os corredores. Ele permite registrar corridas, caminhadas e percursos de bicicleta. O atleta pode estabelecer objetivos e avaliar seu progresso nos treinamentos. Se você acaba de bater um recorde, pode compartilhar a façanha no Facebook e no Twitter. Por 20 dólares anuais, pode-se comprar uma versão estendida que inclui gráficos de desempenho e transmissão ao vivo de corridas.
Grátis, em português, para iPhone/iPad, Android e outros O app de identificação de músicas Shazam ganhou atualização nesta semana. As mudanças são maiores na versão para iPad, que foi redesenhada, e algumas delas, como um foco maior em TV, são voltadas ao público norte-americano. O app também passa a identificar automaticamente a música tocada, sem que seja preciso acionar o botão de reconhecimento. Para usar o Shazam no modo regular basta aproximá-lo de uma fonte de som e tocar nesse botão. Ele não acerta sempre. Mas, quando consegue identificar a música, o processo parece mágico.
Grátis, em português, para iPhone e Android O AirBnB foi notícia nesta semana porque foi proibido em Nova York, onde o aluguel de quartos de residências – uma das opções encontradas nele – é ilegal. Mesmo assim, continua sendo um bom serviço para encontrar hospedagens alternativas, como casas e apartamentos para aluguel por períodos curtos. O app oferece 250 mil locais de hospedagem em 30 mil cidades de 192 países. Com ele, também é possível oferecer um imóvel para potenciais hóspedes.
Em inglês, para iPhone (1,99 dólar) e Mac (9,99 dólares) O Clear é um dos melhores substitutos para a lista de tarefas nativa do iPhone. Ele usa uma interface minimalista do tipo “deslize para apagar”. As tarefas são listadas em faixas horizontais. Ao concluir uma delas, basta movê-la para o lado para excluí-la rapidamente. O app ganhou uma atualização nesta semana, com uma função para enviar listas por e-mail. Para ativá-la, basta chacoalhar o iPhone. Uma versão para iPad deve sair em breve.
Grátis, em português, para iPhone Rock Snooze é um despertador para quem gosta de rock. O app usa riffs do guitarrista Andreas Kisser, do Sepultura, a programação da Rádio UOL 89 FM ou as músicas do usuário para acordá-lo. E o som fica mais pesado cada vez que o botão “soneca” é acionado para adiar o momento de sair da cama. A ideia é boa, mas o smartphone precisa ficar ligado e destravado para que o despertador funcione (algo que não acontece com o despertador nativo do iPhone). Para evitar que a carga da bateria se esgote, convém manter o aparelho ligado na tomada.
8. Agora veja apps para gerenciar e-mail, manter contato com os amigos, saborear cervejas, criar fotos divertidas e cuidar do bebê:zoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão