São Paulo -- Nesta semana, o destaque entre o apps é a nova versão do Google Translate, que agora traduz imagens em tempo real. Também testamos o Lingua.ly, para quem quer aprender e praticar uma língua; o game LEGO Bionicle, que deve atrair principalmente crianças; o AcDisplay que mostra notificações no Android; o cliente de Twitter Falcon Pro 3; e o BMJ Best Practice, focado em médicos e estudantes de medicina.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Google Translate recebeu uma grande atualização nesta semana. Agora é possível ver traduções ao vivo na tela do celular. Basta selecionar o modo câmera, dentro do app, que a tradução para textos irá aparecer. O recurso deve ajudar principalmente a viajantes. Nos testes, no entanto, a tradução foi difícil. É preciso deixar o smartphone bem firme. Qualquer oscilação na imagem atrapalha na tradução. Outro recurso é de tirar uma foto, selecionar o texto com os dedos e ver a tradução depois -- essa é mais exata.
Grátis, em português, para Android, iPhone e Chrome Quer aprender e praticar outra língua com auxílio do smartphone? O Lingua.ly é uma boa opção. Ele foge do modelo tradicional de treino oferecendo textos em diversas línguas para a prática. Em caso de dúvidas, o usuário pode selecionar uma palavra desconhecida e ver a tradução. A versão para iOS tem algumas pequenas vantagens sobre a de Android. Além de um desenho mais caprichado, no iOS existem mais dicionários, lembretes de prática, entre outras ferramentas. O app para Android deve ser atualizado ainda neste ano.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O LEGO Bionicle é um jogo simples e divertido. Ele é inspirado na coleção Bionicle da LEGO. O jogador é um herói que precisa destruir insetos invasores em uma pequena plataforma. O jogo é simples e pode ser um pouco repetitivo demais para jogadores mais velhos. Para crianças, no entanto, ele deve ser uma boa diversão.
Grátis, em inglês, para Android O Moto X e Moto Maxx, da Motorola, trazem a tecnologia de Active Display. Com ele, o usuário não precisa apertar botões para ligar o celular ou ver as notificações. O AcDisplay permite que outros smartphones usem a mesma tecnologia. Ele ainda traz funcionalidades que não existem nos smartphones da Motorola. É possível customizar o fundo da tela ao ver as notificações, por exemplo.
Pago (4 dólares), em inglês, para Android O Twitter complicou a vida de muitos desenvolvedores com algumas mudanças na API do serviço. Um dos problemas é que apps têm um limite de usuários. Por conta disso, o Falcon chega à sua terceira versão (após atingir o limita nas duas anteriores). O Falcon Pro 3 é a primeira versão paga do app. Ele chega com visual similar ao da nova versão do Android, a 5.0 Lollipop. Ele é mais prático do que o app do próprio Twitter em alguns sentidos. É muito mais fácil colocar uma foto em um tuíte por exemplo.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O BMJ Best Practice é o app oficial da British Medical Journal. Ele está disponível para médicos brasileiros e é completamente traduzido para o português. Ele oferece aos profissionais e estudantes de medicina um conteúdo diverso como suporte a diagnósticos e tratamentos. Para usar o app completo é preciso ter um cadastro e registro no Portal Saúde Baseada em Evidências, do Ministério da Saúde, que pode ser feito nesse site.
8. Agora, veja os destaques da semana passadazoom_out_map
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão