São Paulo -- O destaque da nossa galeria de apps desta semana é o Siga o Papai Noel, aplicativo criado pelo Google. Todo ano, a empresa lança algumas funcionalidades natalinas bacanas. Ainda temos mais cinco apps na nossa seleção semanal. Veja a seguir.
Grátis, em português, para Android e web Todo ano, o Google prepara algumas brincadeiras para o Natal. Elas são disponibilizadas em forma de um app para Android e de uma plataforma web. O Siga o Papai Noel ativa uma função de acompanhar o Papai Noel pouco antes do Natal. Já estão disponíveis no site e no app alguns jogos que podem divertir crianças.
Grátis, em português, para Android e iPhone/iPad O Google Play Livros é o leitor virtual do Google. O app está disponível para a plataforma Android e também para iOS. Recentemente, o Google colocou uma nova função que pode interessar aos usuários. É o modo noturno de iluminação. Do final da tarde até a noite, a tela passa a ter um tom avermelhado. Isso é feito para não atrapalhar no sono. Pesquisas mostram que luzes brancas mantém o cérebro alerta e dificulta o sono.
Grátis, em português, para Android e web O Aqui tem remédio foi lançado pela Prefeitura de São Paulo para facilitar a vida de quem está em busca de um posto de saúde que tenha seus remédios. O serviço funciona com um app de Android e também na web (uma versão para iOS deve ser lançada futuramente). O usuário precisa apenas procurar pelo nome do remédio que está buscando. Os locais são exibidos em uma lista.
Grátis, em português, para Android e iPhone O Adote um cara é um app de paquera voltado para o público feminino. Recentemente, o aplicativo ganhou uma funcionalidade para focar as buscas. É possível pesquisar por características físicas, informações de gosto pessoal e até bairro onde a outra pessoa mora. O recurso, antes, estava disponível apenas na França, país sede da desenvolvedora.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad e Windows Phone Nesta semana o Facebook expandiu o alcance da sua ferramenta Instant Articles. Agora, todos os usuários de Android podem acessar matérias dos sites parceiros no smartphone. Antes, o recurso poderia ser usado somente em iPhones ou iPads. Se você quiser saber mais sobre os Instant Articles, dê uma olhada nesta matéria. EXAME.com é um dos parceiros iniciais do Facebook com o recurso.
Grátis, em português, para Android, iPhone/iPad, Windows Phone, web e Windows/Mac/Linux O Telegram foi assunto durante esta semana. Principalmente por causa do WhatsApp—que passou algumas horas fora do ar. O Telegram é concorrente do app bloqueado e ganhou 2 milhões de usuários brasileiros com isso. Ele foi desenvolvido pela empresa russa que é responsável pela rede social VK. Ele tem um sistema de stickers que deixa as conversas mais divertidas. Um ponto algo do Telegram é a segurança. Ele não armazena mensagens nos servidores da empresa e funciona completamente criptografado.
Entenda por que um museu britânico adotou pronomes femininos para o imperador romano Heliogábalo após reinterpretação de textos históricos e consulta a especialistas em inclusão