1/11(Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)
São Paulo - As eleições estão chegando e a internet pode ser uma ferramenta muito útil na hora de saber mais sobre a pessoa para quem vai o seu voto. Diversos sites e apps reúnem informações sobre os candidatos. A seguir, apresentamos alguns deles.
Se você vai votar em um candidato a deputado federal ou senador que disputa a reeleição, o Meu Congresso Nacional pode ser uma boa ferramenta. Desenvolvido com apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o site reúne dados públicos sobre os gastos de parlamentares. Além disso, é possível verificar a frequência dos legisladores nas sessões, em quais comissões eles estão atuando e que projetos propuseram durante a legislatura - entre outros dados.
Disponível para Android, iOS e Windows Phone, o Voto x Veto apresenta ao usuário pequenos textos com as propostas registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelos candidatos a presidente e governador. O app mostra apenas o texto da proposta e o usuário deve dizer se é a favor (Eu Voto!) ou contra (Eu Veto!) para saber quem é o autor da ideia. Além de informar sobre as propostas dos candidatos, o Voto x Veto armazena as escolhas feitas pelo usuário - indicando qual candidato apresenta mais propostas com as quais ele têm mais afinidade.
Lançado em julho, o app Acordei reúne informações básicas sobre os candidatos. Mas funcionalidades como um atalho que permite que o usuário envie mensagens para seu candidato via e-mail o diferenciam de outras ferramentas do tipo. Outro ponto positivo é o acesso rápido aos programas de governo daqueles que disputam as eleições. Há versões para Android e iOS. Os dados fornecidos no app foram fornecidas pelo TSE.
Pesquisas eleitorais, dados sobre os candidatos e as últimas notícias sobre as eleições compõem o conteúdo do UOL Eleições. Disponível para Android e iOS, o app é uma ótima forma do usuário se manter atualizado em relação à corrida eleitoral. Um recurso interessante permite que o usuário guarde no aplicativo os números dos candidatos em que pretende votar. E também é possível assinar alertas que avisam sobre a divulgação de pesquisas de intenção de voto.
Imagine um site que reunisse as propostas apresentadas pelos candidatos à presidência durante os programas eleitorais da televisão. Assim é o Rodada de promessas, criado pela Agência Pública de Jornalismo (que não tem ligação com o governo). Separadas em Saúde, Educação e outras áreas de interesse, as propostas são apresentadas num infográfico que facilita a leitura e pode ajudar quem ainda não escolheu o seu candidato.
O Quem Financia é um plug-in para Google Chrome criado pelo Projeto Brasil. Uma vez instalado, ele permite que o usuário visualize quem são os principais doadores de campanha sempre que identifica no site acessado o nome de um candidato. Quando isso acontece, o nome do político fica escrito sobre um fundo verde e com um cifrão ao lado. Passando o mouse sobre a palavra, o plug-in exibe os dados fornecidos pelo TSE. Mais de 5 mil pessoas já baixaram a ferramenta.
O Google facilitou a vida de quem quer acompanhar o que acontece nas eleições. Em parceria com EXAME.com, Brasil Post e outros veículos, o serviço de busca criou um site reunindo informações sobre o tema. Na prática, o site funciona como um agregador de notícias. Entre suas funções, estão o espaço com vídeos no YouTube ligados à campanha e outro dedicado à agenda dos candidatos.
O Projeto Brasil é um site voltado para a discussão das propostas de governo. A partir de dados fornecidos pelo TSE, ele permite que o usuário faça uma comparação entre o que cada candidato a presidente propõe em diversas áreas. Para isso, basta selecionar os candidatos a serem comparados e acessar a página gerada pelo site, que reúne as propostas de cada um dividas por áreas de interesse - como saúde, educação e outras.
Para quem ainda se enrola na hora de usar a urna, o TSE criou um simulador de votação. Nele, o eleitor pode treinar seu voto - escolhendo candidatos fictícios para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. O site funciona igualzinho a uma urna e o internauta só precisa clicar nas teclas para digitar o número de cada candidato.
11. Agora, confira nossa galeria com os apps da semanazoom_out_map